“Não querem saber do ambiente”: o outro lado dos turistas europeus

1

Muitos turistas não têm atitudes amigas do ambiente. 70% deixam o ar condicionado ligado todo o dia – e não querem saber.

As preocupações à volta das alterações climáticas, do ambiente no geral, não desaparecem quando as férias começam.

Mas há muitos turistas europeus (e não só, imaginamos) que se “esquecem” do planeta Terra quando gozam o seu período de férias.

O Jornal de Negócios lembra que milhões de viagens são realizadas pelo ar. O avião é um meio de transporte que contribuiu muito para o aquecimento global.

No entanto, como não se espera que as pessoas deixem de escolher o avião em viagens entre países, sobretudo distantes, o foco é noutras atitudes. Mais diárias, mais simples e realistas.

O portal Jetcost, de pesquisas de viagens de avião, realizou um estudo junto de 2.500 europeus sobre as férias durante este Verão.

Uma das conclusões mais visíveis está relacionada com o ar condicionado: 70% dos turistas europeus deixam o ar condicionado do quarto ligado. Todo o dia.

Uma percentagem ainda maior (81%), no momento de comer, enche o prato o máximo possível no serviço de buffet, mas depois não come tudo.

Mais de metade dos inquiridos (58%) admitiu que, todos os dias, atira toalhas para o chão para estas serem lavadas e substituídas – mesmo quando as toalhas estão limpas ou pouco gastas.

Muitos turistas não querem saber das alterações climáticas, da poupança da energia, ou da crise alimentar”, avisa o estudo.

“De pequeno gesto em pequeno gesto é possível amenizar os muitos danos causados à Mãe Terra. Somos todos responsáveis e cada atitude conta”, finaliza o artigo.

Entre confissões dos turistas, mas não relacionadas o ambiente, 65% admitiram trazer comida do buffet, 40% fumam onde é proibido e 38% organizam festas no quarto com música em volume muito alto.

ZAP //

1 Comment

  1. E apesar de tudo, no Algarve, pelo menos, continuam-se a regar jardins e campos de golfe à fartazana para agradar a turistas que pouco ou nada respeitam nos locais que visitam!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.