É fácil ser ministro porque era “tudo mau” com Cristas

Miguel A. Lopes / EPA

O dirigente do Partido Socialista (PS) João Pedro Matos Fernandes discursa durante um jantar comício

O ministro João Matos Fernandes disse hoje que “é fácil” tutelar o Ambiente porque no anterior Governo, com Assunção Cristas, líder do CDS-PP, havia “um vazio” e era “tudo mau”.

“Ser ministro do Ambiente é fácil porque antes de nós havia um vazio, ela própria já não se deve lembrar, mas foi ministra do Ambiente”, disse o governante, acrescentando que antes “tudo era tão mau” que agora “é fácil” desempenhar o cargo.

Matos Fernandes, que acompanhou Pedro Marques num jantar comício em Almeirim, referiu que a sua expectativa é de que “vai ser ainda mais fácil com a vitória” nas europeias”, já que a lista socialista tem “um enorme compromisso” com as matérias ambientais.

O ministro do Ambiente aproveitou para criticar a direita pela sua “visão retrógrada” de quem acha que as preocupações ambientais são “uma preocupação de somenos”, atirando críticas não só ao CDS-PP, como ao PSD.

“O CDS ainda não entendeu o que é um dos verbos centrais dos acordo de Paris, que é o verbo adaptar”, disse, acrescentando que, nesta matéria, o PSD “tem o pior dos registos”.

O jantar comício no concelho ribatejano de Almeirim, no distrito de Santarém, reuniu aproximadamente 900 pessoas e contou também com a participação do secretário-geral do partido, António Costa.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, disse que a sala onde decorreu o jantar “é um talismã do PS”, uma vez que sempre que ali foram realizadas ações, o partido ganhou eleições “com grandes resultados”.

António Gameiro, presidente da federação do PS de Santarém, criticou o discurso “enrolado” da oposição , defendendo que António Costa já “indicou o caminho para um novo contrato social com a Europa”.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este é que dizia que os carros a diesel vão acabar e a potência mínima de eletricidade serve para toda a população. Só sai asneira daquela boca.

RESPONDER

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …

Encontrada numa ilha remota do Japão garrafa com mensagem escrita em espanhol

Uma garrafa de vidro, que continha uma mensagem escrita em espanhol, foi encontrada recentemente numa praia na ilha de Minami Torishima, no Japão. A garrafa esteve à deriva no Oceano Pacífico mais de dez anos. A …

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …