Um truque simples é eficaz no combate às insónias

A pesquisa sugere que deixar de estar constantemente a olhar para o relógio ajuda a combater as insónias.

Um novo estudo publicado na The Primary Care Companion sugere que um método eficaz de combater as insónias pode ser mais simples do que se pensava. De acordo com a pesquisa, parar de olhar para o relógio ajuda-nos a conseguir dormir.

A investigação recorreu a uma amostra de quase 5000 pacientes de uma clínica de cuidados para o sono. Os participantes preencheram inquéritos sobre a severidade das suas insónias, a toma de medicamentos para dormir e o tempo que passavam a avaliar o seu próprio comportamento enquanto tentam dormir. Os voluntários também informaram os autores sobre quaisquer diagnósticos psiquiátricos seus.

Os cientistas fizeram depois uma análise para tentar perceber como estes fatores se influenciam entre si. “Descobrimos que os comportamentos de controlo do tempo geralmente têm um efeito na toma de medicação porque exacerbam os sintomas de insónia”, explica Spencer Dawson, autor principal da pesquisa.

“As pessoas estão preocupadas por não estarem a dormir o tempo suficiente e depois começam a estimar de quanto tempo precisarão para voltarem a adormecer e quando terão de acordar. Este não é o tipo de atividade útil para facilitar a capacidade de adormecer — quanto mais stressado se está, mas difícil é adormecer”, acrescenta.

À medida que as pessoas ficam mais preocupadas com a falta de horas de sono, aumenta a probabilidade de tomarem medicamentos para dormirem melhor, escreve o SciTech Daily.

“Uma coisa que as pessoas poderiam fazer seria virar ou cobrir o relógio, não usar um relógio inteligente, afastar o telemóvel para simplesmente não verificar a hora. Não há nenhum lugar onde observar o relógio seja particularmente útil”, relata Dawson.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.