Trump quer negociar acordos comerciais com União Europeia, Reino Unido e Japão

3

Michael Reynolds / EPA

O Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira ao Congresso a sua intenção de negociar acordos comerciais com a União Europeia, o Reino Unido e o Japão, informou o Departamento de Comércio.

“Sob a liderança do Presidente Trump, continuaremos a expandir o comércio e o investimento dos Estados Unidos da América através da negociação de acordos comerciais com o Japão, a União Europeia e o Reino Unido”, disse o diretor de Comércio Exterior norte-americano, Robert Lighthizer, citado num comunicado.

Desde que assumiu o cargo, Donald Trump tem insistido na sua intenção de negociar acordos bilaterais em vez de integrar importantes tratados multilaterais.

Esta decisão do Presidente dos Estados Unidos levou Washington a abandonar o Acordo de Associação Transpacífico em 2017, que foi negociado pela administração de Obama e era considerado estratégico para aprofundar as relações com a região do sudeste asiático.

O Acordo de Associação Transpacífico, cuja negociação durou mais de seis anos, foi assinado no início de 2016 pela Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Estados Unidos, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietname.

// Lusa

3 Comments

  1. O Trump é uma besta mas não é estúpido. Sabe perfeitamente que os EUA, enquanto maior economia mundial, tem um poder negocial tremendo, e isso é ainda mais evidente se negociar com os vários países individualmente, em vez de em grupo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.