Trump planeia saída imediata da OMS

2

Chris Kleponis / EPA POOL

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Os membros da equipa de transição de Donald Trump estarão a preparar a saída dos EUA da Organização Mundial de Saúde (OMS). China poderá aproveitar-se.

Donald Trump estará a planear saída imediata dos EUA da OMS.

Em 2020, durante o seu primeiro mandato e a meio da pandemia da covid-19, Trump chegou mesmo a suspender o pagamento das contribuições dos EUA para a OMS e anunciou que pretendia retirar o país da organização.

Na altura, os EUA saíram prejudicados, com interrupção do financiamento dos esforços globais de combate à pandemia e para a qualidade da saúde pública nos EUA.

No entanto, o processo de saída ainda não havia sido concluído quando, em 2021, Trump foi derrotado por Joe Biden, que reverteu a decisão.

Espera-se agora que Trump volte preparar o terreno para que os EUA saiam da agência de saúde da ONU no primeiro dia do seu segundo mandato.

“Sei de fonte segura que Trump planeia retirar-se, provavelmente no primeiro dia ou muito cedo na sua administração”, disse à Reuters o especialista Lawrence Gostin, professor de saúde global na Universidade de Georgetown, em Washington, e diretor do Centro Colaborativo da OMS sobre o Direito Nacional e Global à Saúde.

Motivações de Trump

Como escreve a Reuters, Trump critica a agência por não ter sancionado a China pela sua alegada responsabilidade na propagação da covid-19. O presidente dos EUA tem repetidamente apelidado a OMS de “fantoche de Pequim”.

O republicano nomeou vários críticos da organização para postos-chave de saúde pública, como, por exemplo, Robert F. Kennedy Jr., um cético em relação às vacinas que vai assumir o cargo de secretário da Saúde e Serviços Humanos.

Os críticos alertam para o facto de uma retirada dos EUA poder prejudicar os sistemas mundiais de vigilância de doenças e de resposta a emergências.

“Os EUA perderiam influência e poder na saúde mundial e a China preencheria o vazio. Não consigo imaginar um mundo sem uma OMS robusta. Mas a retirada dos EUA enfraqueceria gravemente a agência”, disse Lawrence Gostin.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Aleluia! E devia fazer mais devia fazer uma investigação criminal à fraude COVD 19 e engavetar todos os criminosos que com as vassassinas mataram milhões mundo afora e inutilizaram outro tantos para sempre!

  2. A terra é plana, e no centro dela estão os estados unidos, e ainda mais no centro vai reinar sua magestade o Pato Trampa.

    Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.