Trump despede a primeira mulher a desempenhar o cargo de mordomo da Casa Branca

Olivier Douliery / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, despediu Angella Reid do cargo de mordomo que desempenhava na Casa Branca desde 2011, sob a presidência de Barack Obama.

Segundo o Washington Post, Angella não só foi a primeira mulher a desempenhar esta função, como foi a segunda pessoa afroamericana a fazê-lo.

“Deixámos a Angella em muito bons termos e desejo-lhe o melhor e, certamente, esperança para coisas grandes para o seu futuro. No entanto, não é incomum ter uma transição de funcionários quando uma nova administração entra. Não é nada mais do que isso.”, afirmou Sarah Huckabee Sanders, secretária de imprensa da Casa Branca.

Apesar do título incomum, o “mordomo” supervisiona todas as atividades na Casa Branca e lida com todo o tipo de funções, desde a grande equipa de empregados, cozinheiras, floristas e eletricistas até tarefas fiscais, administrativas e pessoais.

Este trabalho inclui ainda a orientação sobre o mobiliário, arte e decoração da residência oficial do presidente dos EUA e tem, normalmente, uma longa durabilidade. Desde o início do século XX, houve apenas nove mordomos na Casa Branca.

As demissões repentinas dos funcionários permanentes da Casa Branca são muito raras. O último despedimento de um mordomo aconteceu em 1993, quando a administração Clinton descobriu que a pessoa que ocupava o cargo tinha ligado para Barbara Bush, a mulher de George H. W. Bush e antiga primeira-dama dos EUA.

Angella Reid, que também trabalhou para a cadeia de hotéis The Ritz-Carlton, começou a trabalhar na Casa Branca em 2011 sob a presidência de Barack Obama. Substituiu o primeiro mordomo afro-americano, Stephen W. Rochon, quando este foi transferido para o Departamento de Segurança Interna.

“Conhecendo a Angella, duvido seriamente que ela tenha feito algo para causar isto. Ela trabalhou durante anos em hotéis, e é definitivamente profissional. Mas não se pode agradar a todos”, adiantou o antecessor de Reid.

Até ao momento, nem Reid, nem a Casa Branca divulgaram mais informações sobre as razões que levaram à demissão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.