Trump despede a primeira mulher a desempenhar o cargo de mordomo da Casa Branca

Olivier Douliery / EPA

O presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, despediu Angella Reid do cargo de mordomo que desempenhava na Casa Branca desde 2011, sob a presidência de Barack Obama.

Segundo o Washington Post, Angella não só foi a primeira mulher a desempenhar esta função, como foi a segunda pessoa afroamericana a fazê-lo.

“Deixámos a Angella em muito bons termos e desejo-lhe o melhor e, certamente, esperança para coisas grandes para o seu futuro. No entanto, não é incomum ter uma transição de funcionários quando uma nova administração entra. Não é nada mais do que isso.”, afirmou Sarah Huckabee Sanders, secretária de imprensa da Casa Branca.

Apesar do título incomum, o “mordomo” supervisiona todas as atividades na Casa Branca e lida com todo o tipo de funções, desde a grande equipa de empregados, cozinheiras, floristas e eletricistas até tarefas fiscais, administrativas e pessoais.

Este trabalho inclui ainda a orientação sobre o mobiliário, arte e decoração da residência oficial do presidente dos EUA e tem, normalmente, uma longa durabilidade. Desde o início do século XX, houve apenas nove mordomos na Casa Branca.

As demissões repentinas dos funcionários permanentes da Casa Branca são muito raras. O último despedimento de um mordomo aconteceu em 1993, quando a administração Clinton descobriu que a pessoa que ocupava o cargo tinha ligado para Barbara Bush, a mulher de George H. W. Bush e antiga primeira-dama dos EUA.

Angella Reid, que também trabalhou para a cadeia de hotéis The Ritz-Carlton, começou a trabalhar na Casa Branca em 2011 sob a presidência de Barack Obama. Substituiu o primeiro mordomo afro-americano, Stephen W. Rochon, quando este foi transferido para o Departamento de Segurança Interna.

“Conhecendo a Angella, duvido seriamente que ela tenha feito algo para causar isto. Ela trabalhou durante anos em hotéis, e é definitivamente profissional. Mas não se pode agradar a todos”, adiantou o antecessor de Reid.

Até ao momento, nem Reid, nem a Casa Branca divulgaram mais informações sobre as razões que levaram à demissão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …