Triunfo dos dragões com sabor amargo

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães por 3-0, mas o triunfo foi insuficiente para ultrapassar a meta e carimbar o bicampeonato.

No Estádio da Luz, o Benfica não facilitou e derrotou o Santa Clara com o mesmo “score”.

Voltando ao Dragão, foi um jogo de sentido único que ficou praticamente sentenciado na fase inicial, período no qual Tomás Händel foi expulso e deixou os vimaranenses reduzidos a dez elementos.

Os “guerreiros” viram o Arouca ficar com o quinto lugar. Nas derradeiras 12 últimas jornadas do campeonato, o FC Porto somou 11 vitórias e apenas um empate… Taremi, que se sagrou o rei dos golos na Liga bwin, abriu a contagem, Otávio assinou o segundo e Evanilson fechou as contas.

Passavam poucos segundos após o início do jogo quando Tomás Händel derrubou Uribe com uma falta dura e deixou os vimaranenses reduzidos a dez elementos.

A reacção portista foi imediata, Pepê ligou o turbo, desenhou um lance monumental antes de assistir Taremi. Foi o 22º tento que o iraniano carimbou na Liga bwin, o sexto nas últimas três jornadas.

Pouco depois de ter sido anulado um golaço apontado por Pepê, Moreno ainda tentou equilibrar a equipa visitante, com as entradas de Zé Carlos e de Tiago Silva para as vagas de Johnston e Jota, mas os “dragões” continuaram a acelerar e dilataram a vantagem por intermédio de Otávio (32’) e de Evanilson (39’), respectivamente.

Na Luz, o Benfica ia vencendo o Santa Clara por 2-0…

Otávio destacava-se com dois remates, um golo, cinco duelos ganhos, duas acções defensivas e era a melhor peça em campo registando um GoalPoint Rating de 7.6.

Os “azuis-e-brancos” ainda rondaram o quarto golo em diversas situações – Taremi aos 46’ e 55’ –, mas o quando Grimaldo ampliou a vantagem das “águias” para 3-0, a formação da Invicta baixou o ritmo e foi gerindo algumas peças, casos de Pepe e de Otávio, para a final da Taça de Portugal frente ao SC Braga.

No meio da desilusão, Taremi conseguiu sagrar-se o melhor marcador do campeonato com 22 remates certeiros. Já os comandados de Moreno, graças ao sexto lugar, vão participar na 2.ª pré-eliminatória da Conference League, que começa no final de Julho.

Melhor em Campo

Em final de contrato, Matheus Uribe estará de saída do “dragão” e deixará saudades. No penúltimo jogo despediu-se do palco portista com mais uma excelente exibição.

E os números foram estes: um remate, uma eficácia de 90% no capítulo do passe (nove falhados em 94 tentados), acertou dez dos 14 passes longos que arriscou, acumulou 12 passes progressivos, dois super progressivos, gizou 117 acções com a bola, venceu dez duelos, recuperou a posse de bola em 15 ocasiões e chegou às dez acções defensivas.

O internacional colombiano foi o MVP com um GoalPoint Rating de 8.0.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.