Tribunal norte-americano obriga YouTube a retirar filme anti-islâmico

Um tribunal de recurso norte-americano ordenou a retirada de um filme anti-islâmico do YouTube, na sequência de um processo interposto por uma atriz que alega ter sido enganada para aparecer.

O surgimento de “A Inocência dos Muçulmanos” em 2012 no YouTube provocou incidentes violentos, mas o processo judicial em causa está relacionado apenas com uma das estrelas do filme.

A atriz norte-americana Cindy Lee Garcia avançou com um processo alegando ter sido enganada para aparecer no filme, desconhecendo o seu conteúdo antimuçulmano provocador, e ter recebido ameaças de morte em consequência disso.

Um tribunal de pequena instância recusou um pedido para obrigar o Google a remover o filme do site de partilha de vídeos enquanto o processo decorria, mas na quarta-feira o Tribunal de Recurso no Nono Círculo, que serve vários distritos norte-americanos, reverteu a decisão.

O juiz Alex Kozinski considerou que a atriz poderia sofrer “danos irreparáveis” se o filme não fosse retirado, porque estava a ser ameaçada de morte.

O filme amador, que retrata o profeta Maomé como um assassino criminoso, desencadeou uma onda de protestos violentos que fez vários mortos em setembro de 2012.

O Google, que recusou retirar o vídeo alegando que violava a liberdade de expressão, ainda não reagiu à decisão desta quarta-feira.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.