Tribunal francês proíbe que menina se chame Nutella

2

Um tribunal francês proibiu que uma menina fosse batizada de Nutella, numa alusão ao famoso creme de avelã com chocolate.

Segundo o juiz, o motivo do veto é evitar que a criança possa ser vítima de escárnio no futuro. O magistrado determinou que a menina seja batizada de Ella.

Ao justificar a decisão, o juiz afirmou que o nome Nutella era o nome de uma marca famosa de uma pasta de avelã com cacau.

“É contrário aos interesses da criança ter um nome que possa submetê-la a escárnio ou a pensamentos depreciativos”, afirmou o juiz.

Em França, os pais têm normalmente liberdade para escolher os nomes de seus filhos, mas a Justiça pode vetar alguns deles se os considerar inadequados.

Segundo a BBC, os pais não compareceram ao julgamento e, devido à sua ausência, o juiz decidiu que Ella seria um nome mais apropriado.

Polémicas envolvendo nomes de crianças eram frequentes em França até 1993, quando os pais finalmente passaram a ter a liberdade de baptizar os filhos conforme desejassem.

Um dos casos mais mediáticos foi o de um casal que queria dar à filha o nome de Fraise (morango). A Justiça, no entanto, proibiu-os de o fazer, argumentando que a criança seria vítima de constrangimento. O bebé foi então rebaptizado como Fraisine, um nome popular no país no século 19.

Outro episódio igualmente famoso foi o de um homem, Cédric Renault, que tentou impedir que a construtora francesa Renault pudesse usar o nome da sua filha, Zoe Renault. O pai  defendeu que se a fabricante de veículos baptizasse um dos seus modelos como “Zoe”, a vida da sua filha tornar-se-ia “um pesadelo”.

Em 1999, o casal Iain e Sophia Renaud foram a tribunal devido a uma ordem judicial que os impedia de baptizar sua filha como Mégane, depois de as autoridades locais afirmarem que o nome já tinha sido usado para um modelo da Renault.

Felizmente, em Portugal ainda nenhum juiz se lembrou de proibir os pais de chamar Maria às suas filhas. Afinal de contas, é nome de bolacha.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. “Felizmente, em Portugal ainda nenhum juiz se lembrou de proibir os pais de chamar Maria às suas filhas. Afinal de contas, é nome de bolacha.” Excelente conclusão. 🙂

  2. Felizmente em Portugal existe uma lista de nomes possíveis. Isto impede pais absolutamente imbecis de darem nomes ridículos aos filhos. Para perceberem o que digo basta verem os nomes dados pelos brasileiros… Infelizmente a lista não se aplica a filhos de pais estrangeiros o que explica o absurdo do nome das filhas da luciana e do djaló.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.