Há três concelhos em risco muito elevado de incêndio

Miguel A. Lopes / Lusa

Além de três concelhos em risco muito elevado de incêndio, o IPMA colocou também mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Braga, Viana do Castelo e Bragança em risco elevado de incêndio.

Os concelhos de Vila Nova da Barquinha e Abrantes, no distrito de Santarém, e Gavião, em Portalegre, apresentam esta sexta-feira um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Braga, Viana do Castelo e Bragança em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para os próximos dias, o instituto prevê uma diminuição significativa do risco de incêndio. No entanto, mantém-se até domingo o aviso da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) sobre o perigo de incêndio rural devido à manutenção de temperaturas acima do habitual para a época e “acentuado aumento da intensidade do vento”.

Também a Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou na quarta-feira um reforço do patrulhamento terrestre no território continental até 31 de março para prevenir os fogos florestais.

Na terça-feira, o Governo assinou um despacho que determina a declaração de Situação de Alerta até domingo, com base nas previsões meteorológicas, que apontam para um “significativo agravamento do risco de incêndio florestal”.

O IPMA prevê para esta sexta-feira nas regiões do Norte e Centro do continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade durante a tarde. Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante oeste no litoral durante a tarde, e sendo moderado a forte nas terras altas até ao final da manhã e acentuado arrefecimento noturno.

Na região Sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no Baixo Alentejo e Algarve e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial durante a tarde e acentuado arrefecimento noturno.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado no Algarve, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora, e rodando para o quadrante oeste no litoral a norte do Cabo de Sines durante a tarde. Nas terras altas, o vento será moderado a forte do quadrante leste até ao início da tarde.

Quanto às temperaturas, as máximas vão oscilar entre os 24 graus Celsius (em Setúbal, Santarém e Leiria) e os 15 (na Guarda) e as mínimas entre os 12 (em faro) e os 3 graus (Bragança).

Lusa ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …