Três alpinistas mortos e um desaparecido no Evereste

Três alpinistas, um norte-americano, um eslovaco e um australiano, morreram no Monte Evereste e outro está desaparecido, num dos fins de semana mais dramáticos desde a avalanche de 2014 que causou pelo menos 16 mortos.

Uma dezena de outros alpinistas foi socorrida nos três últimos dias no “teto do mundo”, disseram esta segunda-feira à AFP os socorristas.

As mortes ocorridas no fim de semana elevam a cinco o número de mortos na cordilheira do Evereste, situada entre o Nepal e o Tibete, desde o início da temporada marcada por condições meteorológicas instáveis, ventos fortes e temperaturas invulgarmente baixas.

As condições meteorológicas melhoraram no fim de semana, abrindo uma oportunidade para tentar subir ao cume da montanha.

O eslovaco Vladimir Strba foi encontrado morto no domingo a algumas centenas de metros do cume, disse Kamal Parajuli, do Departamento de Turismo do Nepal.

Foi encontrado acima de 8.000 metros, na “zona de morte” – área onde a altitude e falta de oxigénio deterioraram o funcionamento dos órgãos e onde o terreno é particularmente difícil – onde também morreu o norte-americano Roland Yearwood.

Um australiano de 54 anos que estava a tentar a escalada do lado tibetano também morreu, segundo a imprensa local, que citou a associação tibetana de alpinismo. O homem aparentemente atingiu acima de 7.500 metros, e morreu ao tentar regressar.

Um quarto alpinista, um indiano, foi dado como desaparecido desde sábado, quando perdeu contacto pouco depois de ter atingido o cume. O seu guia nepalês foi encontrado inconsciente no Campo 4, pouco abaixo dos 8.000 metros, com queimaduras graves.

Pelo menos 365 alpinistas obtiveram permissão do Governo nepalês para escalar o Evereste esta temporada, um número recorde após anos de crise.

As permissões para escalar o Evereste foram canceladas em 2015 devido ao terramoto no Nepal e em 2014 devido à avalanche que matou 16 alpinistas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica contrata Samuel Pedro ao Boavista

O extremo, que se estreou esta temporada pelos seniores do Boavista, assinou contrato com o Benfica, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, no seu site oficial. Samuel Pedro, de 18 anos, fez a sua estreia na I …

Prendas aos deputados acima de 150 euros serão divulgadas na Internet

PS, PSD e Bloco aprovaram, esta terça-feira, em votação final na Comissão Parlamentar de Transparência, o conjunto de critérios orientadores em matéria de ofertas e hospitalidade de deputados, diploma que teve a oposição do PAN. Estes …

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …

Carolina Salgado condenada a pena de quatro meses de prisão, substituída por multa de 600 euros

Carolina Salgado não cumpriu sentença do processo de difamação a Pinto da Costa. Além das 300 horas de trabalho comunitário devia ter publicado o texto da sentença no jornal e não o fez. Carolina Salgado foi …

Taiwan deteta primeiro paciente com pneumonia originária da China

A Agência Central de Notícias de Taiwan disse que uma mulher, que esteve recentemente na cidade chinesa de Wuhan, está a ser tratada e foi colocada sob quarentena, depois de se ter dirigido voluntariamente aos …

PSP investiga alegada agressão de um agente a uma mulher na Amadora

A Polícia de Segurança Pública (PSP) abriu um processo de averiguações sobre a atuação policial contra uma mulher que foi detida, no domingo, na Amadora, ocorrência que envolveu "agressões" e que resultou numa denúncia contra …