Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da próxima segunda-feira.
Tal como escreve o Sapo Desporto, este é um novo recorde de treinadores portugueses em competição na Europa. A marca anterior era de oito treinadores.
A recorde foi alcançado depois do FC Porto, de Sérgio Conceição, e a Roma, de Paulo Fonseca, carimbarem o apuramento europeu na noite desta quinta-feira. Os técnicos juntaram-se a outros sete treinadores lusos que tinham já conseguido o apuramento.
Portugal conta assim com nove treinadores em cena: oito seguem para os 16-avos-de-final Liga Europa e um segue para os oitavos da liga milionária (José Mourinho, do Tottenham).
Olhando para a nacionalidade dos restantes treinadores nas competições, nenhum país se aproxima de Portugal: Alemanha e Espanha contam com seis.
França e Itália estão representados com quarto técnicos cada.
Lista de treinadores:
Oitavos da Liga dos Campeões:
- José Mourinho – Tottenham
16-avos da Liga Europa:
- Bruno Lage – SL Benfica
- Luís Castro – Shakhtar Donetsk
- Nuno Espírito Santo – Wolveramphton
- Paulo Fonseca – AS Roma
- Pedro Martins – Olympiakos
- Ricardo Sá Pinto – SC Braga
- Sérgio Conceição – FC Porto
- Silas – Sporting
Os treinadores portugueses conhecem segunda-feira os adversários que vão enfrentar. Benfica, FC Porto e SC Braga são cabeças de série. O Sporting ficou no segundo pote.