Torres “dançantes”. Novo projeto pretende provocar o mínimo de sombra em cidade alemã

Duett Düsseldorf são as novas torres “dançantes” da cidade alemã de Düsseldorf — um projeto que pretende criar um espaço de encontro cultural e, ao mesmo tempo, reduzir a sombra normalmente criada por este tipo de construções.

As torres “dançantes” são o novo “epicentro cultural” de Düsseldorf e foram desenhadas em forma de “V” para evitar que haja demasiada sombra na área onde serão construídas.

A construção do par de edifícios está prevista para o centro da cidade, sobre uma casa de ópera — que já existe e, caso o projeto vá em frente, será demolida e reconstruida de novo para servir de suporte às duas torres.

As Duett Düsseldorf farão a conexão entre um parque próximo, o rio Rhein e a uma rua movimentada, razão pela qual o projeto foi desenvolvido de forma a não provocar muita sombra, escreve o New Atlas.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, Snøhetta, o edifício é “uma inconfundível silhueta em forma de V que chega até ao céu”.

“O conjunto de torres muda a sua silhueta a partir de cada nova perspetiva, criando uma expressão em constante mudança que lembra um dueto dançante. As torres são estrategicamente concebidas para reduzir a sombra das áreas circundantes do parque e vizinhança”, revela a empresa.

Além disso, os edifícios foram projetadas para acolher um hotel, zonas residenciais e espaços de escritórios. Assim, o foco é “criar divisões claras entre as funções”, ao mesmo tempo que se procura proteção contra alterações das condições meteorológicas e uma aparência uniforme do edifício.

“Isto é possível através de uma fachada de vidro em camadas com diferentes escalas e transparência”, continuam os responsáveis pelo projeto.

A área do terraço incluirá espaços verdes e oferecerá vistas sobre a cidade. A nova casa de ópera ficará situada no interior do edifício que suportará as torres e terá fachadas envidraçadas e um interior de madeira apelativo.

Ainda não se sabe, no entanto, para quando estará prevista a construção das Duett Düsseldorf, que serão um espaço de encontro cultural e atração pública.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.