Todo o carbono da Terra é extraterrestre

A. Passwaters / Rice University / JPL-Caltech / NASA

Colisão com a Terra de planeta embrionário semelhante a Mercúrio terá formado todo o carbono do nosso planeta há 100 milhões de anos.

O carbono, componente essencial de toda a vida na Terra, pode ter tido origem extraterrestre, graças a uma colisão do nosso planeta com um planeta embrionário semelhante a Mercúrio, cerca de 100 milhões de anos depois de a Terra se ter formado.

Os investigadores da Universidade Rice (UR), nos EUA, concluíram, com base nos elementos voláteis do manto terrestre, que “virtualmente”, todo o carbono da Terra foi trazido por um pequeno planeta semelhante a Mercúrio, Theia. A colisão com o nosso planeta, há cerca de 4.400 milhões de anos, terá motivado a fusão do seu núcleo de ferro-silício ao núcleo da Terra, impelindo o carbono para a superfície terrestre.

“Se o carbono nativo terrestre não tivesse sido libertado para o espaço quando o planeta estava a elevadas temperaturas, teria acabado no interior do núcleo de metal da Terra, já que a mistura entre o ferro líquido e o carbono teria sido realizada facilmente”, explica Rajdeep Dasgupta, o investigador líder da pesquisa publicada na Nature Geoscience.

Os cientistas alegam assim, que todo o carbono e todo o enxofre da Terra são de origem extraterrestre e que outros elementos voláteis do manto terrestre podem também ter sido trazidos por Theia.

Rajdeep Dasgupta

Esquema da fusão entre a Terra e um planeta embrionário semelhante a Mercúrio.

Esquema da fusão entre a Terra e um planeta embrionário semelhante a Mercúrio.

As experiências realizadas pelos investigadores “revelaram como a partição do carbono entre as porções metálica e de silicato dos planetas terrestres varia como uma função de variáveis como a temperatura, a pressão e o conteúdo de enxofre ou silício”, explica Yuan Li, outro dos investigadores envolvidos que agora trabalha no Instituto de Geo-química Guangzhou da Academia de Ciências da China.

Após o mapeamento das concentrações de carbono, tomando em conta diferentes níveis de enxofre e de silício e comparando-as com os elementos voláteis do manto de silicato da Terra, os cientistas chegaram à teoria alienígena.

“Um cenário que explica a proporção de carbono-para-enxofre e a abundância de carbono é que um planeta embrionário como Mercúrio, que já tinha formado um núcleo rico em silício, colidiu e foi absorvido pela Terra“, salienta Rajdeep Dasgupta.

“Por ser um corpo maciço, a dinâmica poderia funcionar de uma forma em que o núcleo desse planeta iria directamente para o núcleo do nosso planeta e o manto rico em carbono misturar-se-ia com o manto da Terra“, conclui o investigador.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “The nitrogen in our DNA, the calcium in our teeth, the iron in our blood, the carbon in our apple pies were made in the interiors of collapsing stars. We are made of starstuff.”
    ― Carl Sagan, Cosmos

  2. .. “Colisão com a Terra de planeta embrionário semelhante a Mercúrio terá formado todo o carbono do nosso planeta há 100 milhões de anos.” há 100 milhões de ano!!!!s… verifiquem o que traduzem… ou estao sob efeito de substancias ilícitas!!! tudo neste miserável pais é assim… errado, aproximativo, sem controlo…. IGNORÂNCIA E ARROGÂNCIA… depois queixam-se que isto esta mal? de quem é a culpa…. imaginem o resultado do que pode ser mais complicado que uma mera tradução, como esta….

  3. O planeta que pode ter colidido com a terra à 4.400 anos pode ter sido um planeta chamado nibiro ou mais de um planeta se colidiu com a terra?

RESPONDER

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …