Todo o carbono da Terra é extraterrestre

A. Passwaters / Rice University / JPL-Caltech / NASA

Colisão com a Terra de planeta embrionário semelhante a Mercúrio terá formado todo o carbono do nosso planeta há 100 milhões de anos.

O carbono, componente essencial de toda a vida na Terra, pode ter tido origem extraterrestre, graças a uma colisão do nosso planeta com um planeta embrionário semelhante a Mercúrio, cerca de 100 milhões de anos depois de a Terra se ter formado.

Os investigadores da Universidade Rice (UR), nos EUA, concluíram, com base nos elementos voláteis do manto terrestre, que “virtualmente”, todo o carbono da Terra foi trazido por um pequeno planeta semelhante a Mercúrio, Theia. A colisão com o nosso planeta, há cerca de 4.400 milhões de anos, terá motivado a fusão do seu núcleo de ferro-silício ao núcleo da Terra, impelindo o carbono para a superfície terrestre.

“Se o carbono nativo terrestre não tivesse sido libertado para o espaço quando o planeta estava a elevadas temperaturas, teria acabado no interior do núcleo de metal da Terra, já que a mistura entre o ferro líquido e o carbono teria sido realizada facilmente”, explica Rajdeep Dasgupta, o investigador líder da pesquisa publicada na Nature Geoscience.

Os cientistas alegam assim, que todo o carbono e todo o enxofre da Terra são de origem extraterrestre e que outros elementos voláteis do manto terrestre podem também ter sido trazidos por Theia.

Rajdeep Dasgupta

Esquema da fusão entre a Terra e um planeta embrionário semelhante a Mercúrio.

Esquema da fusão entre a Terra e um planeta embrionário semelhante a Mercúrio.

As experiências realizadas pelos investigadores “revelaram como a partição do carbono entre as porções metálica e de silicato dos planetas terrestres varia como uma função de variáveis como a temperatura, a pressão e o conteúdo de enxofre ou silício”, explica Yuan Li, outro dos investigadores envolvidos que agora trabalha no Instituto de Geo-química Guangzhou da Academia de Ciências da China.

Após o mapeamento das concentrações de carbono, tomando em conta diferentes níveis de enxofre e de silício e comparando-as com os elementos voláteis do manto de silicato da Terra, os cientistas chegaram à teoria alienígena.

“Um cenário que explica a proporção de carbono-para-enxofre e a abundância de carbono é que um planeta embrionário como Mercúrio, que já tinha formado um núcleo rico em silício, colidiu e foi absorvido pela Terra“, salienta Rajdeep Dasgupta.

“Por ser um corpo maciço, a dinâmica poderia funcionar de uma forma em que o núcleo desse planeta iria directamente para o núcleo do nosso planeta e o manto rico em carbono misturar-se-ia com o manto da Terra“, conclui o investigador.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. “The nitrogen in our DNA, the calcium in our teeth, the iron in our blood, the carbon in our apple pies were made in the interiors of collapsing stars. We are made of starstuff.”
    ― Carl Sagan, Cosmos

  2. .. “Colisão com a Terra de planeta embrionário semelhante a Mercúrio terá formado todo o carbono do nosso planeta há 100 milhões de anos.” há 100 milhões de ano!!!!s… verifiquem o que traduzem… ou estao sob efeito de substancias ilícitas!!! tudo neste miserável pais é assim… errado, aproximativo, sem controlo…. IGNORÂNCIA E ARROGÂNCIA… depois queixam-se que isto esta mal? de quem é a culpa…. imaginem o resultado do que pode ser mais complicado que uma mera tradução, como esta….

  3. O planeta que pode ter colidido com a terra à 4.400 anos pode ter sido um planeta chamado nibiro ou mais de um planeta se colidiu com a terra?

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …