Tiroteio em festival de comida na Califórnia faz pelo menos quatro mortos

John G. Mabanglo / EPA

Um tiroteio num festival de comida no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, causou no domingo pelo menos quatro mortos, incluído o atirador, anunciaram as autoridades locais.

A polícia informou que o atirador foi abatido momentos depois de abrir fogo na feira do alho de Gilroy, que se realiza todos os anos na cidade de 50 mil habitantes, a cerca de 170 quilómetros a sul de São Francisco. O tiroteio ocorreu pelas 17h30 (1h30 em Lisboa) no último de três dias da feira.

Testemunhas dão ainda conta de um segundo suspeito, mas as autoridades não confirmaram ainda a informação. De acordo com o chefe da polícia Scot Smithee, os suspeitos entraram no recinto da feira, que se encontrava lotado, depois de terem cortado a vedação e evitado a segurança e os detetores de metais.

Quando o atirador disparou, estava a decorrer uma atuação no festival, de uma banda chamada TinMan. O vocalista e guitarrista do grupo, Jack Van Breen, afirmou que a banda estava a tocar o encore do concerto quando ouviu o som de um disparo.

Virou-se então na direção do som do tiro e viu um homem “com um lenço cinzento à volta do pescoço e o que parecia ser uma espingarda de assalto. Começou a disparar novamente depois, na direção das pessoas que estavam naquele momento a jantar”. O músico deu instruções à banda que saísse do palco rapidamente.

Pelo menos um dos suspeitos abriu fogo, causando pelo menos três mortos, e foi de seguida neutralizado pela polícia. “Apelo às orações da comunidade, enquanto as autoridades de Gilroy continuam a investigar este crime trágico e sem sentido”, declarou o presidente da câmara, Roland Velasco.

Uma testemunha disse à imprensa local que um homem branco, com cerca de 30 anos, começou a disparar indiscriminadamente sobre a multidão.”Podia vê-lo a disparar em todas as direções. Não se destinava a ninguém em particular. Foi da esquerda para a direita, da direita para a esquerda”, disse Julissa Contreras, citada pela estação NBC News.

De acordo com um balanço preliminar, há 15 feridos. Alguns apresentam ferimentos de bala, ainda que o número de pessoas atingidas a tiro não tenha sido revelado. “É incrivelmente triste e desencorajador que um evento que faz tão bem à comunidade tenha de sofrer uma tragédia como esta”, disse Scot Smithee, chefe da polícia da cidade de Gilroy.

Michael Paz, um vendedor de chapéus que tinha uma banca no festival de São Francisco, na Califórnia, terá assistido ao tiroteio. Em declarações ao jornal local The San Francisco Chronicle, citado pela BBC, descreveu o que viu: “Ele apareceu preparado para disparar porque estava a usar um colete à prova de bala. Disparou sem nenhum alvo específico”.

Uma das testemunhas que terá sobrevivido ao tiroteio terá sido uma rapariga de apenas 10 anos. Segundo a sua avó contou à CNN, a rapariga “disse que olhou para ele nos olhos e viu-o a ir em direção a ela, mas escondeu-se”. A jovem terá ainda conseguido salvar uma criança de apenas três anos, que seria filho da chefe de trabalho da sua avó — e que a rapariga terá escondido da mira do atirador.

Uma outra testemunha do tiroteio, do sexo masculino, falou à CNN de como viu a sua prima de 12 anos ter sido alvejada.

Outra testemunha, Taylor Pellegrini, de 25 anos, recordou o que viu, citada pelo Los Angeles Times: “As pessoas estavam a gritar: atirador ativo, atirador ativo. Algumas pessoas passaram-se e ficaram no chão, de modo a que as balas não as atingissem. Havia pessoas debaixo das mesas, a deixar cair os telefones e tudo o que tinham nas mãos”.

Em conferência de imprensa, o chefe da polícia de Gilroy, Scot Smithee, avançou que as autoridades acreditam que o suspeito terá cortado uma vedação para entrar no parque. Ainda “nenhum motivo foi identificado”, sabendo-se apenas que o atirador tinha “uma espécie de espingarda”.

Ainda durante a conferência de imprensa, o comissário da polícia local Scot Smithee pediu a quem tiver testemunhado o tiroteio para entrar em contacto com a polícia: “Estamos a pedir a quaisquer testemunhas que entrem em contacto. Ainda estavam algumas pessoas no parque naquele momento [do tiroteio]. Quem tiver testemunhado este incidente e nos puder dizer algo, quem tiver tirado fotografias, talvez registado em vídeo algo que possa ser relevante para a investigação, por favor contacte-nos”, afirmou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.