Até o Times New Roman foi proibido na Rússia

Vários tipos de letra deixaram de estar disponíveis nos computadores russos. Muitos sectores afectados com esta decisão.

Desde o início da invasão à Ucrânia, a Rússia tem sido afectada por muitas sanções, especialmente económicas.

Empresas deixaram de operar em território russo, várias importações deixaram de se realizar – apesar de, inclusive nas escolas, os russos estarem a transmitir a ideia de que esta nova fase é benéfica para a economia local.

Nesta quinta-feira surgiu a notícia sobre uma sanção diferente. Diversos tipos de letra, muito utilizados em computadores, deixaram de estar disponíveis em computadores que estejam na Rússia.

De acordo com a estação televisiva Nexta, os tipos de letra Times New Roman, Arial, Verdana, Tahoma e Helvetica não voltarão a ser utilizados por russos, pelo menos enquanto o conflito decorrer.

A decisão partiu da empresa Monotype, que bloqueou a utilização desses tipos de letra. O portal da empresa continua disponível na Rússia mas obter estas fontes – para processadores de texto, por exemplo – deixou de ser possível.

Os utilizadores russos só deverão conseguir obter estes tipos de letra se utilizarem um serviço VPN (rede privada virtual).

Esta não é a primeira medida que afecta profissionais da comunicação digital. Há cerca de um mês, multiplicaram-se as queixas depois de o Instagram ter sido bloqueado na Rússia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.