Teste de ADN leva pais a reencontrarem filha sequestrada há 51 anos

Sharon Highsmith / Facebook

Melissa Highsmith com os seus pais.

Graças a um teste de ADN, a família Highsmith finalmente encontrou Melissa Highsmith, que foi sequestrada quando tinha 1 ano de idade e hoje tem 53. Foram mais de 50 anos de mistério sobre o paradeiro da americana e de buscas.

Melissa foi sequestrada em 1971 por uma ama da família em Fort Worth, Texas, quando tinha apenas 1 ano e 9 meses. A babysitter foi contratada pela mãe de Melissa, Alta Apatenco, através de um anúncio num jornal local. Já afastada da família de origem, a criança passou a ser chamada de Melanie Walden.

Enquanto isso, a família Highsmith conduziu buscas próprias, acionou a polícia e autoridades federais.

Em setembro, a família recebeu uma dica de que a filha poderia estar no Estado da Carolina do Sul. Melanie não sabia que estava a ser procurada e, ao ser contactada através do Facebook por membros da família, inicialmente achou que se tratava de uma burla online.

No dia 6 de novembro, informações de ADN cruzadas pelo site 23AndMe finalmente ligaram os filhos de Melanie à família Highsmith.

“A nossa descoberta de Melissa foi puramente por causa do ADN”, escreveu Sharon Rose Highsmith, irmã dela, no Facebook. “Não foi por causa de qualquer ação da polícia ou do FBI, do envolvimento de algum podcast ou mesmo de investigações ou especulações particulares da nossa família.”

A mulher de 53 anos e os seus pais encontraram-se pela primeira vez no dia 26 de novembro. Sharon Rose afirmou que eles estão a aguardar resultados de “mais testes oficiais e legais de ADN”.

“Apesar disso, no momento que vimos as fotos dela, ficamos a saber da marca de nascença dela, e percebemos que o ‘aniversário’ dela é tão próximo do da nossa Melissa, NÓS SOUBEMOS sem uma sombra de dúvidas de que era a NOSSA MENINA. Estamos, claro, à espera de uma confirmação oficial para os pessimistas do mundo”.

Em entrevista à rede CBS, Melanie afirmou: “É algo impressionante. Ao mesmo tempo, é a sensação mais maravilhosa do mundo.”

A mãe, Alta Apatenco, disse que “simplesmente não conseguia acreditar” que a família tinha-se reencontrado depois de tantos anos. “Achei que nunca mais a veria”, disse à CBS.

Não há informações sobre a sequestradora. De acordo com Melanie, quando confrontada, a mulher que a criou — de quem está afastada há décadas — admitiu saber que ela era uma criança sequestrada.

“Isso tornou tudo real”, disse Melanie. Embora o sequestro já tenha prescrito há muito tempo, o Departamento de Polícia de Fort Worth disse em comunicado que continuará a investigação sobre o desaparecimento da criança para juntar as peças do que aconteceu.

Enquanto isso, a família diz que está a recuperar o tempo perdido e a conhecer-se.

Segundo o jornal Washington Post, Melanie pretende voltar a chamar-se Melissa e quer refazer o seu casamento com o atual marido para que o seu pai, Jeffrie Highsmith, possa acompanhá-la até ao altar.

// BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.