Terroristas fazem reféns e mortes em hotel de luxo no Mali

vishvek11 / Twitter

Ataque terrorista a hotel de luxo em Bamako, Mali

Ataque terrorista a hotel de luxo em Bamako, Mali

Cerca de uma dezena de terroristas fortemente armados atacaram um hotel de cinco estrelas no Mali e fizeram vários reféns. Há franceses, belgas, chineses e turcos entre os reféns e já há mortes confirmadas.

O Ministério da Segurança do Mali confirmou a morte de três pessoas, alegadamente mortas pelos terroristas, sem revelar a respectiva nacionalidade, mas suspeita-se que o número de vítimas possa ainda aumentar.

Os terroristas terão chegado numa viatura com matrícula diplomática, fortemente armados e a gritar “Alá é grande”, segundo relatos da imprensa internacional.

No hotel estavam 170 pessoas, 140 hóspedes e 30 funcionários, que foram feitas reféns. Entre os reféns estarão franceses, belgas, turcos e chineses.

Entretanto, foram libertadas várias pessoas, nomeadamente cinco elementos da tripulação da companhia aérea Turkish Airlines, depois da intervenção da polícia do Mali que estará a ser apoiada por elementos das Forças Especiais americanas.

Há relatos também de pessoas que terão sido libertadas pelos terroristas por conseguiram citar versos do Alcorão.

Mas há dados de que continuam presos no hotel 125 hóspedes e 13 funcionários.

A maioria dos hóspedes terá conseguido refugiar-se nos respectivos quartos e há rumores de que os terroristas estarão barricados no sétimo andar.

Um dos reféns libertados, o cantor guineense Sékouba Bambino Diabaté, disse à Reuters que ouviu dois dos terroristas a falarem inglês.

O Radisson Blu, situado num bairro onde vivem muitos governantes e diplomatas, é um hotel frequentado, sobretudo, por estrangeiros, nomeadamente por equipas de tripulações aéreas, como é o caso da Air France.

Doze elementos da companhia aérea francesa estavam no local, no momento do ataque, mas conseguiram fugir e estão em segurança, de acordo com informações da Air France que decidiu anular todos os seus voos desde ou para Bamako “por precaução”.

O presidente francês François Hollande já endereçou ao Mali a “solidariedade de todos os franceses” e cerca de 50 agentes do Grupo de Intervenção da polícia francesa, bem como especialistas criminais, estão a caminho de Bamako para ajudar nas operações.

O Mali é uma antiga colónia francesa que mantém, ainda hoje, fortes ligações a França.

Em Agosto passado, outro hotel do país foi também alvo de um atentado terrorista semelhante que vitimou quatro soldados, cinco funcionários da ONU e quatro dos terroristas envolvidos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …