Terramotos podem ajudar as árvores a crescer

Cientistas descobriram, ao analisar pinheiros situados no Chile, que os terramotos podem ajudar as árvores a crescer.

Quando pensamos em terramotos, inevitavelmente pensamos em caos e destruição. Mas agora, cientistas descobriram uma consequência positiva destes fenómenos naturais: ajudar as árvores a crescer.

“Grandes terramotos podem aumentar a quantidade de fluxos de água, elevar os níveis da água subterrânea e, assim, conceder às raízes das plantas mais acesso à água em ambientes com limitação de água”, explicou a equipa de investigadores, citada pelo site Science Alert.

“Se o crescimento das árvores é limitado principalmente pela água, as árvores deveriam, em teoria, registar as respostas hidrológicas aos terramotos, alterando as suas taxas de crescimento.”

Para explorar esta ideia, os cientistas, liderados pelo hidrólogo Christian Mohr, da Universidade de Potsdam, estudaram pinheiros da espécie Pinus radiata localizados no Chile, tentando medir os efeitos do poderoso terramoto de magnitude 8,8 na Escala de Richter que afetou de forma severa a região de Maule, em 2010.

A teoria da equipa era a de que as alterações do sismo no abastecimento de água subterrânea promoveriam o crescimento de árvores que estivessem mais perto dos fluxos de água do vale, mas teriam o efeito contrário em árvores no alto das encostas.

Segundo explica o mesmo site, a análise de três núcleos retirados em 2014, extraídos de árvores no fundo do vale, bem como nas cristas de encostas, mostrou que algumas das árvores no vale experienciaram um aumento temporário de crescimento depois do sismo. Por outro lado, algumas das árvores nas encostas não tiveram o mesmo benefício durante esse período, o que dá algum apoio à hipótese desta equipa.

Os resultados do estudo foram publicados, a 25 de setembro, na revista científica JGR Biogeosciences.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.