Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Blogging Autism / Flickr

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo.

Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida a bebés pode reduzir o comportamento autista e a probabilidade de as crianças serem diagnosticadas com autismo antes de atingirem a idade escolar, escreve o The Guardian.

De acordo com o estudo, publicado esta segunda-feira na JAMA Network, os bebés que apresentavam sinais precoces de potencial autismo potencial — tais como evitar o contacto visual e não responderem ao seu nome — e que receberam terapia demonstraram um terço da probabilidade de serem diagnosticados com autismo aos três anos de idade, em comparação com aqueles que apresentavam sinais, mas que não receberam terapia.

Os resultados sugerem que uma intervenção no primeiro ano de vida, quando existe uma suspeita de autismo, pode impulsionar o desenvolvimento social das crianças, com efeitos benéficos a longo prazo para as suas vidas.

“Esta é a primeira evidência mundial de que uma intervenção preventiva pode reduzir os comportamentos de autismo e a probabilidade de um diagnóstico posterior”, disse Jonathan Green, professor na Universidade de Manchester.

“Pensamos que esta é uma descoberta marcante porque sugere que uma intervenção num momento precoce pode ter este efeito substancial”, continuou, referindo ainda que o estudo pode mudar a forma como os serviços prestam apoio a um grande número de crianças em todo o mundo.

A equipa internacional de investigação, liderada por Andrew Whitehouse da Universidade da Austrália Ocidental, em Perth, avaliou 104 crianças com idades compreendidas entre os nove e os 14 meses que apresentavam sinais precoces de autismo.

Enquanto uma metade foi escolhida aleatoriamente para ter cuidados de rotina, a outra recebeu dez sessões de terapia ao longo de cinco meses. Todas as crianças foram reavaliadas para comportamentos de autismo aos 18, 24 e 36 meses de idade.

Os pais foram então filmados a brincar com os filhos e, depois, um terapeuta reviu as filmagens com os pais e ajudou-os a compreender as diferentes formas como o seu filho estava a tentar comunicar. O objetivo era reforçar a ligação para ajudar o bebé a desenvolver as suas capacidades de comunicação social.

As sessões de terapia, defendem os investigadores, reduziram alguns sintomas de autismo e a mudança permaneceu até as crianças fazerem três anos. Nessa altura, quando cada uma das crianças voltou a ser avaliada, um quinto dos que receberam cuidados padrão receberam um diagnóstico de autismo, enquanto apenas 6,7% dos que receberam terapia tiveram o mesmo diagnóstico.

Além de terem sentido diferença nas interações sociais, as crianças também viram melhorias noutros sintomas, tais como movimentos repetitivos e reações invulgares aos sentidos, tais como o olfato e o paladar. No entanto, é necessário acompanhamento para perceber se a terapia apenas atrasa o diagnóstico ou se o impede em algumas crianças.

Os investigadores sublinham que a terapia não é uma cura para o autismo. Mas os resultados sugerem que uma terapia à medida pode, pelo menos, ajudar algumas crianças a desenvolver as suas capacidades sociais antes de atingirem a idade escolar.

“Até à data, nenhuma terapia mostrou efeitos tão positivos no desenvolvimento que tenha influenciado os resultados do diagnóstico da criança”, disse Whitehouse.

Um dos problemas levantados pelo estudo é que algumas crianças, que melhoram com a terapia e não são formalmente diagnosticadas com autismo, podem continuar a precisar de cuidados especializados, mas já não se qualificam.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …