Com exigências pelo meio e de olho num português, Ten Hag está pronto para comandar o United

Ajax / Facebook

Os britânicos dão a contratação como practicamente certa, mas Erik Ten Hag exige ter controlo total sobre o plantel antes de assinar pelo United.

Depois de muita especulação, com os nomes de Mauricio Pochettino, Luís Enrique e até Julen Lopetegui no meio da conversa, tudo indica que o técnico do Ajax, Erik Ten Hag, será o próximo orientador do Manchester United, faltando apenas acertar os detalhes para a assinatura formal do contrato.

A imprensa britânica noticiou há duas semanas que o holandês tinha impressionado os responsáveis do clube com o plano que tinha para revolucionar a equipa — depois de uma época para esquecer, com os red devils a serem eliminados prematuramente da luta por todos os troféus e com a garantia quase certa de que não vão ficar nos lugares de acesso à Liga dos Campeões para a próxima temporada.

Erik Ten Hag ganhou mais notoriedade a nível internacional depois de ter levado o Ajax até às meias-finais da Champions em 2019, onde foram derrotados pelo Tottenham, tendo eliminado o Real Madrid e a Juventus pelo caminho.

Desde então, praticamente todas as estrelas desse plantel foram vendidas a outros gigantes europeus, como Matthijs De Ligt (Juventus), Donny Van de Beek (Manchester United, estando agora emprestado ao Everton) ou Frankie De Jong (Barcelona), tendo o treinador apostado na academia para criar um novo plantel.

Esta capacidade de Ten Hag de reconstruir a equipa e conseguir continuar a ter bons resultados é um dos argumentos que terá captado o interesse do United, assim como o seu estilo de futebol ofensivo.

Apesar de também estar interessado em aceitar um novo desafio e da abertura do Ajax para a sua saída, Ten Hag está a deixar claras algumas exigências que podem dificultar as negociações com o clube de Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes.

Segundo avança o jornalista Fabrizio Romano, o técnico quer estar envolvido a 100% e ter a palavra final nas transferências e nos contratos dos jogadores, algo que considera “essencial” para poder implementar a sua visão.

 

Este puxar da corda pode complicar as negociações, visto que a direcção do clube inglês não tem um historial de apoiar as decisões dos treinadores neste aspecto.

Em Janeiro, por exemplo, foi noticiado que o técnico interino Ralf Rangnick queria comprar um médio defensivo, estando de olho em Denis Zakaria ou Boubakar Kamara, um pedido que lhe foi negado. Já Jesse Lingard queria sair do clube por empréstimo, algo com que Rangnick concordou, mas que não se concretizou.

As exigências de Ten Hag podem ter sido influenciadas pelos avisos do também holandês Louis Van Gaal, que já comandou a equipa dos reds.

Questionado sobre os rumores em torno do técnico do Ajax, Van Gaal respondeu que Ten Hag é um “óptimo treinador”, mas lançou farpas ao United, descrevendo-o como um “clube comercial”, algo que “dificulta as escolhas de um treinador”, e aconselhou o seu compatriota a escolher antes um “clube de futebol” onde as suas decisões sobre o plantel serão apoiadas.

Entretanto, a imprensa britânica avança já alguns jogadores que estarão na mira de Ten Hag para renovar o plantel dos red devils. De acordo com o The Sun, o português Rúben Neves, do Wolverhampton — que já há muito tempo tem sido associado a uma ida para Manchester — será o favorito para resolver o buraco no meio campo da equipa que tantos problemas tem causado já desde a época passada.

Ten Hag também não deverá querer sair de Amesterdão sozinho, com o Daily Mail a avançar que o brasileiro Antony, que actualmente joga como atacante no corredor direito no Ajax, é um dos alvos que o treinador quer levar para o United, assim como o central holandês Jurrien Timber.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.