O Verão arranca nesta quarta-feira e pode-se esperar um aumento das temperaturas já a partir de amanhã. Mas este não será o Verão “mais quente de sempre” em Portugal.
A previsão é do climatologista do Plano Clima, Mário Marques, que, em declarações à SIC Notícias, nota que o pico de temperatura, nestes primeiros dias de Verão, “deverá atingir-se nos dias 24, 25 [de Junho], no Alentejo e no Interior Raiano de Castelo Branco”, onde “as temperaturas irão aproximar-se dos 40 graus“, ou mesmo ultrapassar este valor em algumas localidades.
“O Algarve será a região com as temperaturas mínimas mais altas, que poderão ser quase equatoriais, portanto, temperaturas mínimas que poderão não baixar dos 25 graus durante as 6, 7 horas da manhã, que é o período normalmente mais fresco”, analisa ainda Mário Marques.
“A partir do dia 28 já poderemos ter uma ligeira descida da temperatura gradual que será mais acentuada no dia 29 para dia 30 e já regressará a valores normais para a época do ano”, aponta também o climatologista.
Numa análise mais geral, Mário Marques nota que “em Portugal, o Verão não será o mais quente de sempre, nem será um Verão quente“. Mas “terá os seus períodos quentes”, prevê.
Já em outras áreas do planeta podemos esperar ondas de calor intensas e anormais, algo que já está a verificar-se, nesta altura, em países como Canadá e EUA, e em algumas partes da Europa.