No final desta semana vai chegar do norte de África “alguma poeira atmosférica”. Temperaturas invulgares, sobretudo no Alentejo.
Temperaturas máximas acima dos 35 graus e temperaturas mínimas de 20 graus.
Não é um cenário vulgar no início da segunda quinzena de Maio, em Portugal, mas é o que vai acontecer em 2022.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que, no final desta semana, sobretudo na sexta-feira e no sábado, se registem temperaturas “bastante acima” dos valores normais desta fase do ano.
A chuva destes dias, no Norte e Centro do país, vai ser substituída por céu pouco nublado e por subida da temperatura a partir de quinta-feira.
Uma massa de ar quente proveniente do Norte de África origina esse aumento invulgar das temperaturas.
Na sexta-feira, 20 de Maio, a subida será mais acentuada, avisou à agência Lusa a meteorologista Paula Leitão, do IPMA.
Nesse dia as temperaturas na capital Lisboa podem chegar ou ultrapassar 30 graus e, no Alentejo (Beja e Évora), os termómetros podem mesmo superar os 35 graus.
As temperaturas mínimas também vão atingir números anormais, com 20 graus em alguns distritos, no final desta semana.
“A confirmar-se esta previsão, as temperaturas vão estar bastante acima dos valores normais para a época. Neste momento já estão ligeiramente acima dos valores normais”, analisou Paula Leitão.
O risco de incêndio, como é habitual, vai aumentar. Além disso, vai chegar do Norte de África “alguma poeira atmosférica”, mas o cenário não é “muito gravoso”.
A partir do próximo domingo, 22 de Maio, a temperatura deverá descer e, em regiões do interior, pode chover e ocorrer trovoada.
Até os africanos já nos atiram poeira aos olhos!