Bastante acima do normal: temperaturas acima de 35.º C e poeiras em Portugal

1

No final desta semana vai chegar do norte de África “alguma poeira atmosférica”. Temperaturas invulgares, sobretudo no Alentejo.

Temperaturas máximas acima dos 35 graus e temperaturas mínimas de 20 graus.

Não é um cenário vulgar no início da segunda quinzena de Maio, em Portugal, mas é o que vai acontecer em 2022.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que, no final desta semana, sobretudo na sexta-feira e no sábado, se registem temperaturas “bastante acima” dos valores normais desta fase do ano.

A chuva destes dias, no Norte e Centro do país, vai ser substituída por céu pouco nublado e por subida da temperatura a partir de quinta-feira.

Uma massa de ar quente proveniente do Norte de África origina esse aumento invulgar das temperaturas.

Na sexta-feira, 20 de Maio, a subida será mais acentuada, avisou à agência Lusa a meteorologista Paula Leitão, do IPMA.

Nesse dia as temperaturas na capital Lisboa podem chegar ou ultrapassar 30 graus e, no Alentejo (Beja e Évora), os termómetros podem mesmo superar os 35 graus.

As temperaturas mínimas também vão atingir números anormais, com 20 graus em alguns distritos, no final desta semana.

“A confirmar-se esta previsão, as temperaturas vão estar bastante acima dos valores normais para a época. Neste momento já estão ligeiramente acima dos valores normais”, analisou Paula Leitão.

O risco de incêndio, como é habitual, vai aumentar. Além disso, vai chegar do Norte de África “alguma poeira atmosférica”, mas o cenário não é “muito gravoso”.

A partir do próximo domingo, 22 de Maio, a temperatura deverá descer e, em regiões do interior, pode chover e ocorrer trovoada.

  Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.