Táxis de Matosinhos ganham tablets e GPS para melhorar serviço

Os táxis de Matosinhos vão ganhar tablets com GPS ligados a uma central digital para melhorar serviço na cidade, principalmente aquando da chegada de turistas ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

“Será um sistema de localização GPS, que todos os táxis terão com um tablet, como uma central digital, que funcionará na Cooperativa de Táxis de Matosinhos, que alberga todos os táxis do concelho”, adiantou à Lusa José Pedro Rodrigues, vereador da Mobilidade da Câmara de Matosinhos, referindo que o sistema deverá entrar em funcionamento “durante o mês de maio”.

O protocolo entre a Câmara de Matosinhos e a Cooperativa de Táxis de Matosinhos para haver um sistema de identificação geográfica nos táxis do concelho vai ser levado à próxima reunião de Câmara, a 5 de maio, e vai ser assinado nesse mesmo dia, precisou José Pedro Rodrigues.

Este novo sistema vai servir para gerir a circulação dos táxis e vai permitir “agilizar a oferta” e responder melhor a estas novas realidades”, designadamente a chegada em massa de turistas à cidade de Matosinhos via terminal de cruzeiros, explicou o vereador da Mobilidade.

Com a aproximação da data de inauguração do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões – prevê-se para junho deste ano – a cidade de Matosinhos tem vindo a registar um aumento do número de cruzeiros que acostam em Leixões e descarregam milhares de turistas.

É para dar resposta ao fenómeno da chegada de turistas em massa, que muitas das vezes não trazem a viagem em terra pré-organizada e procuram os meios à disposição no local, que a Câmara de Matosinhos está a criar condições para melhorar os meios que existem, como por exemplo o novo serviço para os táxis.

O fenómeno do terminal de cruzeiros “veio trazer uma nova realidade à cidade”, menciona o vereador.

Ainda esta semana, um cruzeiro descarregou 3.500 turistas em Matosinhos e metade deles – 1.500 – ficaram na cidade a circular sem terem roteiros e viagens programadas, quando normalmente “só 10% dos turistas de um cruzeiro é que se aventuram sem destino, nem roteiros marcados”, contou.

O novo sistema para os táxis de Matosinhos vai também permitir agilizar a comunicação com os restaurantes da cidade, conhecida por ter “o melhor peixe do mundo“, acrescenta José Pedro Rodrigues, porque vai “acelerar imenso os períodos de espera do serviço de táxis”.

O sistema direcionado ao serviço de táxi vai permitir fornecer a todas as viaturas meios eletrónicos de localização, de circulação e de receção de clientes “mais eficaz”, e que servirá para dar uma resposta aos turistas que chegam de fora e não conhecem a cidade, acrescenta José Pedro Rodrigues.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …