Tapete feito em Portugal: HelpInTex estará ligado a uma aplicação e dará sinal se sentir pés “estranhos”, quando o morador não estiver em casa.
Um estranho em casa. Não estamos a recordar a série da RTP no início deste século, mas sim o aviso que o tapete HelpInTex vai deixar aos moradores da casa onde estiver.
O projecto é do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, do CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário e da António Salgado, empresa focada na produção de têxteis-lar
Especialistas das três empresas juntaram-se para criar tapetes inteligentes e multifuncionais. A ideia será, não só dar o habitual conforto, mas também reduzir a criminalidade em propriedade privada.
O tapete estará ligado a uma aplicação, que vai avisar o morador sempre que alguém pisar o tapete num momento em que o morador não estiver em casa.
“A funcionalidade de detecção de presença e/ou movimento será obtida pela integração de fios condutores na estrutura têxtil do tapete e a funcionalidade anti-derrapante será obtida através do desenvolvimento de fibras com propriedades anti-derrapantes”, explicaram os investigadores.
O tapete é ainda um protótipo mas deverá ser uma realidade em muitas casas, embora não haja previsão de data de início da comercialização do tapete – que vai decorrer sobretudo em Portugal mas já há “janelas” de oportunidade de mercado em Itália, Alemanha e Finlândia.
O projecto já começou há três anos.