/

TAP no top 10 das companhias mais poluentes e com mais ajudas por parte da UE

A TAP ocupa o 10.º lugar na lista de companhias europeias que lançaram mais gases com efeito de estufa e o 8.º nas que mais beneficiaram dos apoios da União Europeia (UE) durante a pandemia, segundo dados da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) e da Associação Carbon Market Watch.

De acordo com o comunicado das duas entidades, divulgado esta segunda-feira pelo Público, no topo das duas listas estão a Lufthansa, a British Airways e a Air France, que juntas obtiveram um terço dos apoios – 37 mil milhões de euros.

“Um terço das ajudas às companhias aéreas foi para as três maiores poluidoras. Depois de terem passado os últimos 12 meses a despejar ajudas a estas companhias, está na altura de os governos mudarem de atitude e focarem-se em tornar o sector mais verde. Deve ser exigido que as companhias aéreas paguem pelas suas emissões em todos os voos, e que comecem a usar combustíveis mais limpos”, defendeu o diretor da área da aviação na T&E.

A Associação Zero, que pertence à T&E, referiu que a TAP recebeu 1200 milhões de euros em ajudas do Estado “sem qualquer condição ambiental”, defendendo o “abandono progressivo da ponte aérea Lisboa-Porto por parte da companhia, tornando-a apenas possível em períodos em que a oferta ferroviária não consiga responder à procura”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.