/

Há um novo Tal Canal: a rede social de Portugal

1

cortesia: ICÓNICA - Digital Design

Plataforma lançada em Abril, com nome que faz lembrar os anos 80 na RTP, centra-se nos conteúdos e não no utilizador.

É uma espécie de transposição do Reddit para Portugal. O conceito é o mesmo, mas mais centrado nos canais.

A descrição, resumida, é feita por Tânia Carvalho, em declarações ao ZAP. Tânia e André Santos foram – e formam – o casal criador do Tal Canal. Não o programa famoso de Herman José (já lá vamos) mas a “rede social de Portugal”, seguindo descrição da própria criadora.

A plataforma surgiu nas cabeças do casal em Agosto do ano passado e apareceu para o mundo – sobretudo para o país – neste mês, a sensivelmente meio de Abril.

O conceito inicial nem era aquele que se revela agora. “Era mais complexo, com mais serviços associados, como lojas, alojamentos, ofertas de emprego, talentos… Mas ia ser demasiado complexo”.

“Por isso, decidimo-nos centrar na interacção, na comunicação. Temos canais de informação e de entretenimento. O utilizador escolhe o que quer ver e o que quer partilhar. É um portal digital para os portugueses. Pensámos em ter tudo num sítio só”, explica Tânia.

Seguir assuntos

Os utilizadores seguem, não pessoas, mas sim assuntos. Depois de fazer um registo habitual, de criar uma conta gratuita, o foco da plataforma é: escolher o que se quer ver, o que se gosta.

“A grande diferença em relação às outras redes sociais é que o cerne está centrado nos conteúdos. O conteúdo é mais valorizado do que o utilizador. Estar na comunidade é enriquecer a comunidade”, continuou, salientando que cada pessoa pode subscrever-se em comunidades e trocar mensagens entre utilizadores.

E qualquer utilizador pode criar a sua própria comunidade – outro princípio fundamental na plataforma. Além de criar, pode passar a moderar (ou a convidar outras pessoas para moderar cada canal). E o que é moderar um canal? “É curar os conteúdos, rever se as etiquetas estão correctas, se o título está correcto, se o assunto interessa para a comunidade… Aprovar publicações, se for o caso”, respondeu a designer.

A selecção dos conteúdos não é feita somente pelos moderadores. Porque cada publicação está sujeita a votação: há a possibilidade deixar um voto positivo ou um voto negativo.

Concentrados na qualidade

Entre os canais, há o Pergunta-me tudo: “Chamamos um convidado ou utilizadores sugerem um convidado. Naquele momento as pessoas fazem perguntas por escrito e a pessoa convidada responde em directo”. Na próxima sexta-feira, 29 de Abril, o convidado será o músico Kiko Pereira.

Sem previsão de números de adesão, os primeiros dias têm sido positivos: “O Tal Canal teve uma recepção óptima, melhor do que o esperado. Adesão de imensas pessoas, logo na primeira fase, pessoas muito interessadas e que querem fazer crescer a plataforma”.

E haverá um motivo para isso: “As pessoas estão cada vez mais concentradas em conteúdo de qualidade e não na quantidade”.

Em relação à eventual disponibilidade de cada utilizador em acrescentar ou moderar conteúdos, ainda não se consegue fazer uma análise exacta: “É cedo mas sinto que as pessoas não têm muita disponibilidade, ou a plataforma pode ainda não estar na rotina. Mas só o tempo o dirá”.

Até ao próximo domingo, 1 de Maio, o Tal Canal também vai integrar o Quina, projecto criado pelo mesmo casal.

Conversa com Herman

Não, não nos esquecemos de Herman José, criador e protagonista d’O Tal Canal. O outro Tal Canal, emitido na RTP entre 1983 e 1984.

A ideia foi homenagear esse espaço televisivo: “Como temos um conceito de canais implementado, e é um programa de que nós gostamos… É uma homenagem e adequa-se completamente”.

O casal já falou com Herman José. “Ele foi super simpático. Explicámos que temos todo o interesse em fazer homenagem ao programa. Ele agradeceu”, partilhou Tânia Carvalho.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.