Suspensão da liga foi decidida em grupo de WhatsApp com capitães de equipa

Rodrigo Antunes / Lusa

Grupos no WhatsApp serviram de meio de comunicação para os capitães das equipas decidirem a suspensão das competições de futebol no país.

O Sindicato dos Jogadores criou dois grupos de WhatsApp com os líderes dos balneários das várias equipas, que decidiram a suspensão dos campeonatos de futebol em Portugal. As competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vão ficar suspensas a partir de sexta-feira devido à pandemia de Covid-19.

“Face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela FPF. A medida é aplicada a partir de 13 de março e vigora por tempo indeterminado“, anunciou o organismo.

Os grupos criados pelo sindicato liderado por Joaquim Evangelista tiveram como objetivo questionar os jogadores sobre quais seriam as melhores medidas a tomar para enfrentar a pandemia do coronavírus, escreve o jornal Record, esta sexta-feira.

A resposta terá sido unânime, com os capitães das equipas a decidirem interromper todas as competições em Portugal. Jardel, Pizzi e André Almeida (Benfica), Coates e Neto (Sporting), Danilo (FC Porto), Wilson Eduardo (Sp. Braga), José Semedo (V. Setúbal), Ricardo Costa (Boavista), André André (V. Guimarães) e Tarantini (Rio Ave) foram alguns dos jogadores incluídos.

Ultimamente há relatos de novos jogadores infetados pelo coronavírus e, após várias competições terem sido suspensas, a UEFA pondera seriamente adiar o EURO 2020 para o próximo ano.

Daniele Rugani, Manolo Gabbiadini, Timo Hubers, Callum Hudson-Odoi e Mikel Arteta são algumas das figuras do mundo do futebol que já foram confirmadas como infetadas com o novo coronavírus.

Em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França, entre outros países, as competições já foram todas suspensas. De igual forma, a Liga dos Campeões e a Liga Europa foram também suspensas indeterminadamente.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta vila da Idade do Bronze submersa num lago suíço

A descoberta de uma vila da Idade do Bronze, submersa num lago suíço, redefine a história da cidade de Lucerna e sugere que a área foi colonizada 2.000 anos antes do que se pensava. O lago …

"Já vimos este filme". Catarina Martins receia austeridade pós-bazuca (e está preocupada com a TAP)

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse temer a austeridade que possa surgir após a prometida bazuca de fundos europeus e confessou estar “muito preocupada” com a TAP. Em entrevista à TVI na noite de segunda-feira, …

Portugal continental atinge 4 milhões de doses administradas. Processo está a ser mais rápido do que o previsto

Portugal Continental vai atingir esta terça-feira as quatro milhões de doses de vacinas administradas. Segundo a task force, o processo está a acontecer mais rapidamente do que o previsto. De acordo com um fonte da task …

Descoberta nova espécie de tartaruga que viveu no final do Cretáceo

Em 2015, paleontólogos descobriram em Madagáscar um fóssil excecionalmente bem preservado, que agora se confirma ser de uma nova espécie de tartaruga, que remonta ao final do Cretáceo. A antiga tartaruga era uma espécie de água …

Pelo menos onze mortos na sequência de um tiroteio numa escola da Rússia

Dois indivíduos não identificados efetuaram esta terça-feira disparos numa escola na cidade de Kazan, no centro da Rússia, informaram agências de notícias, que citam fontes oficiais. Pelo menos onze pessoas morreram, avança a AFP, que cita …

Pedido de insolvência da Groundforce não implica despedimentos. Mas salários de maio estão em risco

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) recebeu a garantia do Governo de que não vão acontecer despedimentos na Groundforce depois de a TAP ter avançado com um pedido de insolvência da empresa. "Foi-nos …

#Estrumegate. Matos Fernandes admite "linguagem desajustada", mas Galamba continua debaixo de fogo

O ministro do Ambiente admitiu esta segunda-feira que o seu secretário de Estado adjunto e da Energia usou "linguagem desajustada" para criticar um programa de informação, mas considerou que o próprio João Galamba o …

Reforma das Forças Armadas. Cravinho critica “manobras escusas” de “agremiação”

O ministro da Defesa acusou esta segunda-feira ex-chefes militares de “manobras escusas” para “perpetuar a influência” nas Forças Armadas, declarando não se intimidar em relação às reformas legislativas em curso, mantendo a expetativa da aprovação …

Cientistas treinaram abelhas para detetar covid-19 em poucos segundos

Cientistas holandeses têm estado, nos últimos tempos, a treinar abelhas para serem capazes de detetar casos de covid-19. De acordo com o comunicado da Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, que trabalhou com a start-up InsectSense, …

EUA autorizam vacina da Pfizer entre 12 e 15 anos. Imunização pode arrancar esta quinta-feira

A Food and Drug Administration (FDA) autorizou a administração da vacina contra a covid-19 da Pfizer a crianças de 12 a 15 anos. A imunização de jovens pode arrancar já esta quinta-feira. Agora que a Food …