Supremo Tribunal da Islândia confirma prisão para 7 banqueiros

O Supremo Tribunal da Islândia confirmou as condenações de nove executivos daquele que foi o maior banco do país e que despoletou a crise económica de 2008. Sete dos culpados vão cumprir pena de prisão.

A decisão confirma que a Islândia é mesmo caso único no mundo, julgando os banqueiros como criminosos, ao contrário do que se tem passado em casos semelhantes em países da Europa e nos EUA.

O jornal britânico The Independent cita fontes islandesas para salientar que o Supremo Tribunal da Islândia (STI) considerou culpados todos os envolvidos neste processo judicial que começou em Abril de 2015, implicando executivos do Banco Kaupthing, que era o maior da Islândia até à crise de 2008.

O Banco foi à falência, devido ao elevado montante da dívida, e o Estado foi obrigado a intervir. A instituição financeira é agora, conhecida por Arion Banki.

A sentença de primeira instância, tomada num tribunal de Reiquiavique, condenou apenas sete dos nove arguidos. Mas o STI anulou essa decisão, considerando os 9 banqueiros culpados de manipulação dos mercados.

O Supremo confirmou as penas de prisão que variam entre um e mais de quatro anos a seis dos executivos e aumentou em seis meses a pena de prisão de 5 anos e meio que tinha sido aplicada ao antigo director do Banco, Hreioar Már Sigurosson.

O ex-responsável pela área de crédito, Björk Þórarinsdóttir, e o antigo CEO do Kaupthing Luxembourg, Magnús Guomundsson, não vão cumprir penas de prisão, apesar de serem considerados culpados.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Então e cá de que estão à espera para mandar essa cambada de banqueiros corruptos que afundaram a economia portuguesa para a prisão? E não só banqueiros, mas políticos também, como o Sócrates.
    A Islândia é em tudo um país admirável e onde a lei impera. Em Portugal é o contrário, parece um país sem lei, por vezes governado por foras-da-lei.

  2. É da mais elementar justiça! Quem comete erros ou engana o cidadão comum, aquele que pouco tem com que se defender, deve pagar por isso. Na Islândia e em qualquer lugar do Mundo. Talvez um dia também chegue a Portugal. Quem sabe !! A sério. E sem contemplações. Esperemos !!

  3. nao ha direito. os islandeses copiaram o nosso sistema (julgamento e condenaçao dos nossos banqueiros – bpn, bes, banif) e condenaram os banqueiros deles que levaram o pais a bater no fundo. temos que reclamar com eles por nos term copiado as ideias, rssss
    assim se faz justiça. nao é como em Portugal que ha uns 5 anos que se anda a lidar com o casos do bpn e ainda esta longe de acabar. por este andar ainda os responsaveis morrem e ficam por cumprir as penas

  4. E se recalcitram ainda vos sucede o mesmo que à “investigadora presa após ter contestado perda de bolsa e acusado os juízes de corrupção”. Notícia que podem ler aqui no ZAP – aeiou.
    É comer e calar…

  5. portugueses, ponham aqui os olhos…, não interessa não é verdade??? compreende-se, embora não se entenda…, nunca chegaram a lado algum.

  6. Se votassem mais se calhar não tínhamos os governos que tivemos/temos mas a mania do tuga de se desculpar, meter culpas nos outros e fugir à responsabilidade das suas acções é algo de impressionante!
    Enfim…

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …