Supremo Tribunal da Islândia confirma prisão para 7 banqueiros

O Supremo Tribunal da Islândia confirmou as condenações de nove executivos daquele que foi o maior banco do país e que despoletou a crise económica de 2008. Sete dos culpados vão cumprir pena de prisão.

A decisão confirma que a Islândia é mesmo caso único no mundo, julgando os banqueiros como criminosos, ao contrário do que se tem passado em casos semelhantes em países da Europa e nos EUA.

O jornal britânico The Independent cita fontes islandesas para salientar que o Supremo Tribunal da Islândia (STI) considerou culpados todos os envolvidos neste processo judicial que começou em Abril de 2015, implicando executivos do Banco Kaupthing, que era o maior da Islândia até à crise de 2008.

O Banco foi à falência, devido ao elevado montante da dívida, e o Estado foi obrigado a intervir. A instituição financeira é agora, conhecida por Arion Banki.

A sentença de primeira instância, tomada num tribunal de Reiquiavique, condenou apenas sete dos nove arguidos. Mas o STI anulou essa decisão, considerando os 9 banqueiros culpados de manipulação dos mercados.

O Supremo confirmou as penas de prisão que variam entre um e mais de quatro anos a seis dos executivos e aumentou em seis meses a pena de prisão de 5 anos e meio que tinha sido aplicada ao antigo director do Banco, Hreioar Már Sigurosson.

O ex-responsável pela área de crédito, Björk Þórarinsdóttir, e o antigo CEO do Kaupthing Luxembourg, Magnús Guomundsson, não vão cumprir penas de prisão, apesar de serem considerados culpados.

ZAP

8 COMENTÁRIOS

  1. Então e cá de que estão à espera para mandar essa cambada de banqueiros corruptos que afundaram a economia portuguesa para a prisão? E não só banqueiros, mas políticos também, como o Sócrates.
    A Islândia é em tudo um país admirável e onde a lei impera. Em Portugal é o contrário, parece um país sem lei, por vezes governado por foras-da-lei.

  2. É da mais elementar justiça! Quem comete erros ou engana o cidadão comum, aquele que pouco tem com que se defender, deve pagar por isso. Na Islândia e em qualquer lugar do Mundo. Talvez um dia também chegue a Portugal. Quem sabe !! A sério. E sem contemplações. Esperemos !!

  3. nao ha direito. os islandeses copiaram o nosso sistema (julgamento e condenaçao dos nossos banqueiros – bpn, bes, banif) e condenaram os banqueiros deles que levaram o pais a bater no fundo. temos que reclamar com eles por nos term copiado as ideias, rssss
    assim se faz justiça. nao é como em Portugal que ha uns 5 anos que se anda a lidar com o casos do bpn e ainda esta longe de acabar. por este andar ainda os responsaveis morrem e ficam por cumprir as penas

  4. E se recalcitram ainda vos sucede o mesmo que à “investigadora presa após ter contestado perda de bolsa e acusado os juízes de corrupção”. Notícia que podem ler aqui no ZAP – aeiou.
    É comer e calar…

  5. portugueses, ponham aqui os olhos…, não interessa não é verdade??? compreende-se, embora não se entenda…, nunca chegaram a lado algum.

  6. Se votassem mais se calhar não tínhamos os governos que tivemos/temos mas a mania do tuga de se desculpar, meter culpas nos outros e fugir à responsabilidade das suas acções é algo de impressionante!
    Enfim…

RESPONDER

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …

Os famosos autocarros de Londres agora são movidos a café

É a primeira vez que um biocombustível derivado do café é usado nos transportes públicos de Londres. A partir desta segunda-feira, parte do combustível usado nos double deckers londrinos vai ser feito a partir de …