“Era boom! boom! Tudo o que se ouvia era o barulho de colisões durante pelo menos 30 minutos”, à medida que os carros iam batendo uns nos outros.
Pelo menos sete pessoas morreram depois de um denso nevoeiro ter causado um enorme acidente em cadeia com 158 carros perto de Nova Orleães.
O Serviço Meteorológico dos EUA descreveu o fenómeno meteorológico como um “super nevoeiro”. No seu site, afirma que tal fenómeno pode formar-se quando “fumos e humidade libertados por materiais orgânicos como arbustos, folhas ou árvores se misturam com o ar mais frio e quase saturado”. O fenómeno pode diminuir a visibilidade para menos de três metros.
25 pessoas ficaram feridas no acidente na autoestrada interestadual 55 em St John the Baptist Parish, informou a polícia, que alertou que o número de mortos poderá aumentar.
Alguns veículos incendiaram-se e foram abandonados, deixando um rasto de destroços queimados e metal retorcido. As imagens partilhadas nas redes sociais são chocantes.
#NewOrleans #Interstate10 #Carpileup #Crash #superfog pic.twitter.com/85fRisW58f
— Zaid Sosa (@Trilla_sosa) October 24, 2023
Um dos carros saiu da estrada e entrou na água, mas o condutor foi resgatado em segurança, informou a polícia à WWL-TV.
A autoestrada permanecerá fechada pelo menos até ao meio-dia de terça-feira.
“Uma parte do local do acidente incendiou-se pouco depois do incidente inicial. Um camião-cisterna que transportava um líquido perigoso está a ser esvaziado devido a um tanque/reboque comprometido”, disse a tenente Melissa Matey em comunicado.
Superfog” caused chaos in New Orleans: Chain collision of hundreds of vehicles, seven dead pic.twitter.com/Ndh55BQifQ
— Sprinter (@Sprinter99800) October 24, 2023
Mike Tregre, xerife de St John the Baptist, estimou que cerca de 100 pessoas estavam retidas e autocarros escolares estavam a ser usados para os transportar para os seus destinos.
Clarencia Patterson Reed, 46 anos, que se dirigia para Hammond, disse aos meios de comunicação locais que conseguiu evitar colidir com o carro à sua frente, mas os veículos atrás dela começaram a embater no seu carro.
“Era boom! boom! Tudo o que se ouvia era o barulho de colisões durante pelo menos 30 minutos”, disse. Conseguiu sair do seu carro, mas a sua esposa ficou presa lá dentro e ficou ferida.
O Serviço Meteorológico Nacional em Nova Orleães alertou que condições climáticas igualmente perigosas poderão surgir mais tarde nesta semana.
ZAP // BBC