Suíços baixam tarifas dos transportes públicos para evitar emissões CO2

-

As autoridades regionais da Suíça vão reduzir temporariamente as tarifas dos autocarros e comboios ao sábado para incentivar as pessoas a deixarem os carros em casa e contribuir para a redução dos níveis de poluição, segundo a AFP.

Em Genebra, todos os transportes públicos estavam disponíveis a preços reduzidos, anunciou o departamento regional do Ambiente, acrescentando que os preços mais baixos vão continuar até que os níveis de ozono voltem ao normal.

“Considerando o pico de emissões de CO2, os condutores de automóveis e de motos em toda a Genebra são convidados a escolher o transporte público e beneficiar de taxas reduzidas”, disse num comunicado.

A medida, que visa reduzir a poluição, significa que um bilhete de autocarro ou comboio na cidade suíça custe 2,0 francos suíços (1,90 euros) em vez de três.

Na vizinha Vaud e Valais, onde os níveis de ozono também têm sido invulgarmente elevados, as autoridades decidiram também oferecer um desconto na compra de passes de comboio.

A Suíça, como uma série de outros países europeus, tem nos últimos dias enfrentado uma onda de calor escaldante, com temperaturas de até 38 graus.

O calor está a impulsionar um aumento da poluição, com níveis de solo de CO2 perigosos para a saúde e a subir bem acima da média normal, de 120 microgramas por metro cúbico em várias regiões da Suíça, alcançando os 260 no sul.

Salientando que o ozono pode causar problemas respiratórios e provocar ataques de asma, as autoridades regionais também alertaram para os suíços o tabagismo e para a necessidade de se conterem nos desportos e outras atividades físicas intensas ao ar livre.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Medidas como esta justificam uma presença forte do Estado em alguns setores estratégicos da economia (o que não significa que o setor privado não opere nesses setores) porque, por vezes, erguem-se valores mais altos que ultrapassam a mera lógica do mercado e a que teremos de estar atentos.

  2. A Suíça, com todo o dinheiro e ouro “sujos” que tem/lavam, até podia ter tudo grátis…
    Enquanto existirem países assim, é difícil o mundo melhorar!!

RESPONDER

85% dos medicamentos estão em falta na Venezuela

A Federação Farmacêutica Venezuelana (Fefarven) informou hoje que estão em falta 85% dos medicamentos que se comercializam no país. A denúncia surgiu um dia depois de o Governo venezuelano estabelecer preços fixos para 56 medicamentos, durante …

Obrigar as crianças a beijar os avós é mesmo uma "violência"

O professor universitário Daniel Cardoso pôs o país a discutir se é ou não uma violência obrigar as crianças a beijar os avós. Uma posição que é defendida por inúmeros especialistas e que nem sequer …

Cidade da Maia testa passadeira 3D

O município da Maia está a testar a colocação de passadeiras 3D, cujo objetivo é criar uma ilusão de ótica que faz os condutores abrandar quando se aproximam, descreveu hoje a autarquia. Em causa está, de …

Portugal recebe em novembro cerca de 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse hoje o ministro da Administração Interna. "Vamos …

Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos. Segundo o estudo "Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas …

Abstenção galopante alastra-se à faixa dos 30-44 anos

A abstenção aumentou de forma galopante em Portugal, dos 8,1% em 1975 para os 44,2% nas legislativas de 2015, e a tendência está a alastrar das gerações mais jovens para a faixa dos 30 aos …

Descida da propina vai retirar bolsas a alunos carenciados. Medida "demagógica e perversa"

A descida do valor máximo da propina poderá significar o fim da bolsa para muitos alunos carenciados, alertou o reitor da Universidade Nova de Lisboa, que considera a medida ''demagógica e perversa''. Segundo a proposta de …

Hugo Abreu caiu da viatura e “não se mexeu mais”. Instrutor dos comandos viu e ignorou

Rodrigo Seco afirmou que, no decurso da Prova Zero, os dois instrutores desvalorizaram os sintomas de mal-estar, sinais de cansaço e ignoraram os vários pedidos dos instruendos para que pudessem beber água. Um dos instruendos do …

Nunes da Fonseca é o novo Chefe do Estado-Maior do Exército

O tenente-general José Nunes da Fonseca é o escolhido para suceder ao general Rovisco Duarte como Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demitiu-se no âmbito do caso do roubo de armas em Tancos. O nome …

Raspadinha rende mais de 100 milhões à Segurança Social

No próximo ano, a Segurança Social vai receber um montante na ordem dos 225 milhões provenientes dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Segurança Social irá receber, no próximo ano, cerca de 225 …