A Stockholm Wood City, na Suécia, será a maior cidade de madeira do mundo. A construção começa em 2025 e termina em 2027.
É possível construir uma cidade inteira com madeira e auto-suficiente do ponto de vista energético? A Atrium Ljungberg acredita que sim.
A empresa sueca de desenvolvimento urbano acaba de apresentar a Stockholm Wood City, a maior cidade de madeira do mundo.
“Estamos orgulhosos por apresentar a Cidade de Madeira de Estocolmo. Este é um marco histórico para a capacidade de inovação sueca”, disse Annica Ånäs, CEO da Atrium Ljungberg.
Com este ambicioso projeto, a empresa pretende redefinir a vida urbana através da “sustentabilidade, inovação e excelência estética”, acrescenta Ånäs.
Com uma área de 250.000 metros quadrados, a cidade, projetada para respirar natureza e recriar o ambiente de uma floresta, terá 7.000 espaços de escritório e 2.000 apartamentos, entre os quais estarão localizados espaços comerciais e de restauração.
O projeto, desenhado pelo estúdio dinamarquês Henning Larsen e pelo gabinete de arquitetura sueco White Arkitekter, apostou em madeira resistente ao fogo, que produz muito menos emissões poluentes do que o aço e o betão, para combater os desafios ambientais das cidades suecas, explica a empresa em comunicado.
Os edifícios urbanos representam quase 40% das emissões de CO2 do mundo.
“Procurámos criar um ambiente urbano infundido com a serenidade de uma floresta, resultando num espaço aberto e denso que tem a estética minimalista e funcional distintamente escandinava”, explicou Annica Ånäs à Dezeen.
“De uma forma inovadora, os arquitetos incorporaram elementos naturais nas estruturas — por exemplo, telhados verdes para melhorar o isolamento e janelas grandes para permitir a entrada de luz natural, incorporando a nossa visão de uma cidade que prospera em harmonia com a natureza“, acrescentou.
“A construção em madeira tem um impacto climático significativamente reduzido, tanto durante a fase de construção com ao longo de todo o ciclo de vida dos edifícios”, salienta Ånäs.
“Além disso, estudos anteriores mostraram outros benefícios, como o bem-estar para as pessoas e um processo de construção mais rápido e silencioso”, diz a CEO da Atrium Ljungberg.
A construção da Stockholm Wood City começará em 2025, em Sickla, na região da capital do país, Estocolmo, e os primeiros edifícios devem ser inaugurados em 2027.