Supremo brasileiro suspende censura ao especial de Natal da Porta dos Fundos

Netflix

“A primeira tentação de Cristo”, Porta dos Fundos

O Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão de última instância, suspendeu a censura imposta ao polémico filme especial de Natal do grupo humorístico Porta dos Fundos, em que Jesus Cristo é retratado como homossexual.

Numa decisão unânime, os juízes do STF confirmaram uma medida cautelar que já havia sido concedida, em janeiro, pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, e que autorizou a Netflix a exibir o filme de forma provisória até à decisão final do tribunal.

A exibição do filme foi proibida, em dezembro de 2019, por um juiz do Rio de Janeiro, que considerou cabíveis as denúncias de grupos religiosos que acusaram a produção de ofender a fé cristã e de promover o discurso de ódio contra a religião.

Contudo, os magistrados concordaram, hoje, com Dias Toffoli, indicando que a medida proibitiva constitui uma violação à liberdade de expressão, garantida pela Constituição, e que a exibição do filme não pode ser vedada.

Segundo o juiz Gilmar Mendes, instrutor do processo no STF, a prioridade da Justiça deve ser a garantia da liberdade de expressão em detrimento da liberdade religiosa.

“Por mais questionável que possa chegar a ser a qualidade da produção artística”, a censura não é a medida adequada, defendeu Mendes, tendo sido apoiado por todos os seus colegas.

O magistrado disse ainda que o filme não incita à violência contra grupos religiosos e que se limita a “uma mera crítica, por meio da sátira, aos elementos apreciados pelo cristianismo”.

“A censura com a definição de quais conteúdos podem ou não ser divulgados deve limitar-se a situações excecionais, para que seja evitada, inclusive, uma verdadeira imposição de uma determinada visão de mundo”, disse.

Em causa está o filme especial de Natal “A Primeira Tentação de Cristo”, que o grupo humorístico brasileiro Porta dos Fundos lançou na Netflix em dezembro do ano passado.

A produção narra em 46 minutos as aventuras de um Jesus homossexual para apresentar o seu namorado à “Sagrada Família”.

A transmissão do polémico especial de Natal teve consequências, como o ataque com coquetéis molotov à sede da produtora do grupo humorístico, no Rio de Janeiro, causando danos materiais na entrada e receção do prédio. O autor do ataque foi detido no mês passado na Rússia, país que estuda agora o pedido de extradição feito pelo Brasil.

A exibição do filme também provocou inúmeras críticas por parte de grupos evangélicos e até do deputado Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, que qualificou a produção de “lixo” e os seus criadores de “pessoas que não representam a sociedade brasileira”.

O Porta dos Fundos é conhecido em todo o país pela sua sátira e crítica a temas delicados da sociedade moderna. O grupo foi distinguido, em novembro de 2019, com o prémio de melhor comédia na 47º edição dos Emmy Internacional, pelo seu programa especial de Natal 2018, que conta a história de doze apóstolos afetados por uma noite de álcool em busca de Jesus Cristo.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …