Sri Lanka conta já 193 mortos e 600 mil desalojados por chuvas torrenciais

Farhana Asnap / World Bank

-

O Sri Lanka pediu voluntários para ajudarem as vítimas da chuva de monção que desde sexta-feira já fez pelo menos 193 mortos e 600 mil desalojados, segundo o último balanço oficial.

De acordo com o documento, as chuvas torrenciais na sexta-feira, causando inundações e deslizamentos de terras nesse dia e dias seguintes, provocaram a morte de 193 pessoas e há 94 outras ainda desaparecidas.

No total, 600 mil pessoas foram forçadas a deixar as suas casas, 1.300 habitações foram destruídas e outras sete mil severamente danificadas, de acordo com os últimos números oficiais.

As inundações têm contaminado poços, pelo que dezenas de milhares de pessoas estão sem água potável, forçando as autoridades a lançar um apelo por ajuda, nomeadamente para limpar cisternas.

Quatrocentas pessoas ofereceram-se para participar nas operações de limpeza e o ministro da Água, Rauf Hakeem, apelou à doação de bombas de água.

O governante acrescentou que equipas médicas estão a ser deslocadas para as zonas afetadas “para prevenir o aparecimento de doenças como diarreia e dengue”.

Enquanto isso, a ajuda internacional continua a chegar à ilha, e o terceiro barco indiano com ajuda humanitária deverá atracar no final do dia, enquanto três navios chineses e um paquistanês também são esperados esta semana em Colombo.

As Nações Unidas anunciaram que iriam enviar recipientes e pastilhas de purificação de água, enquanto a Organização Mundial de Saúde vai enviar medicamentos.

Estas são as piores inundações no Sri Lanka desde maio de 2003, quando 250 pessoas morreram e dez mil casas foram destruídas pelas chuvas de monção. No ano passado, este fenómeno climático matou 100 pessoas.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …