Sporting goleia com hat-trick de Tanaka e mini-show de Shikabala

 

O Sporting, com um “hat-trick” do reforço japonês Tanaka, goleou hoje o modesto Achilles 29, por 5-2, num primeiro jogo do estágio na Holanda em que o egípcio Shikabala também deu nas vistas.

No terreno de uma equipa que na última temporada foi o último classificado da segunda divisão holandesa, a formação de Marco Silva cumpriu o seu dever, mas mesmo assim mostrou que ainda tem que trabalhar em todos os sectores da equipa, principalmente na defesa.

O esperado resultado avolumado dos “leões” teve com principal figura Tanaka, que marcou aos 18, 61 e 73 minutos, e contribuição de Tobias Figueiredo, logo aos três, e de Heldon, aos 55. Do lado holandês, Raja Boean e Van Steen, aos 38 e 77, aproveitaram da melhor forma os deslizes defensivos do Sporting.

Mesmo sem marcar e apenas tendo sido utlizado na primeira parte, Shikabala cotou-se como a principal figura e elemento mais desequilibrador quando esteve em campo, com várias arrancadas no lado esquerdo, acabando por pecar sempre na altura de atirar à baliza.

O egípcio mostrou a Marco Silva que quer lutar por um lugar na equipa, num dia em que muitas das principais figuras nem entraram no relvado, como por exemplo Rui Patrício, Cedric, Eric Dier, Willim Carvalho, Adrien, André Martins, Carrilo e Slimani.

Com um “onze” em que apenas estiveram presentes os habituais titulares Jefferson e Carlos Mané, o novo técnico do Sporting colocou seis caras novas, entre reforços e jogadores que no ano passado não fazia parte do plantel.

O central Tobias Figueiredo aproveitou a “prenda” do treinador “leonino” e logo aos três minutos, aproveitou da melhor forma um erro do guarda-redes do Achilles 29.

Esta foi mesmo a melhor fase do Sporting na partida já que, antes do golo João Mário já tinha acertado no poste e, depois disso, a equipa de Alvalade criou mais uma mão cheia de oportunidades.

Pouco depois, aos 18 minutos, João Mário roubou a bola a um dos centrais dos holandeses e deixou Tanaka isolado, para um golo fácil do japonês.

Contudo, o Sporting acabou por adormecer um pouco com esse tento, o que levou Marco Silva a ter que “berrar” um pouco mais no banco de suplentes, mas mesmo assim as palavras do técnico não conseguir impedir que Raja Boean fizesse um golo para o Achilles 29, aos 38 minutos.

Jefferson, que acabou por sair ao intervalo dando lugar a Ricardo Esgaio, mostrou-se ainda bem longe da melhor forma, enquanto Paulo Oliveira, central contratado ao Vitória de Guimarães, acabou por não conseguir esconder algum nervosismo.

Já com Heldon na equipa, no lugar de Shikabala, o Sporting até sofreu alguma pressão da formação holandesa no arranque da segunda parte, mas o cabo-verdiano acabou por aproveitar da melhor forma os espaços dados na defesa holandesa, aos 55 minutos.

Com um jogo numa toada algo mais confusa e lenta, voltou a entrar em ação Tanaka, aos 61 e 73 minutos, com dois golos com “faro” de ponta de lança, em que apareceu no sítio certo para encostar a bola para a baliza do Achilles 29.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …