Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e River Plate.

O jogo entre a equipa brasileira orientada por Jorge Jesus e os argentinos do River Plate começa às 20:00 de sábado e a autarquia liderada por Ricardo Rio vai colocar um écrã gigante na praça do Município para a comunidade brasileira residente no concelho ver a final da Libertadores.

No entanto, hora e meia antes, tem lugar no Estádio Municipal de Braga o Sporting de Braga – Gil Vicente, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, um jogo “decisivo para a sua continuidade na prova e para a representação da cidade naquela que é a prova rainha do futebol português”, frisa em comunicado o clube presidido por António Salvador.

“Foi, pois, com surpresa que o Sporting de Braga recebeu a notícia de que a autarquia colaborou na organização e cedeu a Praça do Município para a transmissão da final da Taça dos Libertadores entre o Flamengo e o River Plate, percebendo ainda com maior estranheza que o evento se inicia às 18:00 e que mereceu divulgação e apelos à participação através das redes sociais do presidente da Câmara Municipal de Braga e do seu vereador João Rodrigues”, lamentam os arsenalistas.

A equipa diz não ignorar “a relevância que outros jogos possam ter e respeita e abraça todas as comunidades que integrem a cidade, como é o caso da comunidade brasileira”.

“Não compreende e não pode aceitar é que os altos representantes do nosso município desrespeitem, com estas estratégias, não apenas a relação institucional que o Sporting de Braga tanto tem feito para estreitar, mas acima de tudo afrontem a grande maioria dos cidadãos que tem no Sporting de Braga o seu símbolo e que veem o jogo do grande emblema desportivo da cidade ser secundado para que se faça a promoção de uma final sul-americana”, afirmou.

Instada pela agência Lusa a comentar, a autarquia respondeu apenas, por fonte oficial, que “o município de Braga tem tido uma relação institucional e cordial com o Sporting de Braga e espera que o clube tenha uma postura recíproca com o município”.

Nos últimos anos, a comunidade brasileira em Braga cresceu muito, estimando-se que cerca de 6 mil cidadãos dessa nacionalidade vivam no concelho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …