Os nossos sonhos são mais estranhos quando estamos doentes, mas a razão pela qual isto acontece ainda é relativamente um mistério para os cientistas.
Os sonhos febris são um dos possíveis sintomas da febre. Em vários estudos, as pessoas descrevem os seus sonhos febris como bizarros, negativos e emocionalmente intensos.
Algumas pessoas com febre não se lembram de sonhar, enquanto outras conseguem lembrar-se dos seus sonhos febris anos depois de acontecerem, descreve a National Sleep Foundation, dos Estados Unidos.
Embora os cientistas não saibam exatamente porque é que sonhamos, certos fatores como atividades diárias, alimentos e condições de saúde podem influenciar as visões que temos durante o sono.
Os sonhos febris são difíceis de estudar, mas em 2020, Michael Schredl e Daniel Erlacher entrevistaram 164 pessoas e descobriram que estes sonhos fazem jus à sua reputação de serem mais bizarros do que o normal.
Os sonhos “normais” geralmente apresentam interações com pessoas, enquanto nos sonhos febris, as pessoas aparecem com menos frequência. Além disso, são mais propensos a estarem relacionados com saúde. O estudo de 2020, publicado na revista Frontiers in Psychology, descreve um destes sonhos:
“Estou a caminhar numa cidade situada num vale, talvez em Itália. […] De repente, surgiu um vento quente. Eu não sei onde estou e está a ficar cada vez mais quente. Perdi meu xaile e também os meus sapatos; Sinto as pedras da calçada relativamente frias. Tenho a impressão de que tenho que fugir rapidamente. O ar está tão quente que a respiração dói. […] Vejo um brilho vermelho no canto dos olhos e deparo-me com uma enorme bola de lava a descer a montanha em direção à cidade e a mim. Estou a correr cada vez mais rápido, o ar fica cada vez mais quente, a bola de lava está a mudar de direção ao perseguir-me e não afeta as casas. Parece que a bola de lava tem a tarefa de me apanhar. Quando a bola de lava me apanha, eu acordo”.
A bola de lava é algo arrojado, mas outros estudos mostraram que as pessoas normalmente acordam destes sonhos de uma forma idêntica.
Se estiver a arder de febre, sonhar com uma bola de lava está de acordo com as preocupações da sua vida. Os cientistas chamam a isto de “hipótese de continuidade”.
Citados pela Discover Magazine, Schredl e Erlacher levantam a possibilidade de que o comprometimento cognitivo causado pela febre possa contribuir para a estranheza dos nossos sonhos.