Sondagem. Líder da UNITA mais popular que João Lourenço

Lwenapithekus Samussuku / Wikimedia

Adalberto Costa Júnior, líder da UNITA

O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, é mais popular do que o Presidente João Lourenço, avança uma sondagem on-line da AngoBarómetro. As mútuas acusações entre o partido no poder, MPLA, e a maior força política da oposição, UNITA, animam o debate político em Angola.

Segundo uma sondagem recente, publicada pela empresa angolana de sondagens Angobarómetro, o líder da UNITA, Adalberto da Costa Júnior, tem atualmente níveis de popularidade mais altos do que o Presidente João Lourenço.

O líder do maior partido da oposição no país lidera a sondagem com 40% dos votos, numa amostra de 1050 participantes. O líder da UNITA supera em 2% o segundo melhor classificado, João Lourenço, que obteve 38%.

Em terceiro lugar posiciona-se Abel Chivukuvuko, que durante mais de 30 anos ocupou posições de destaque na UNITA, com 17% dos votos. Seguem-se Lucas Ngonda, líder da FNLA, e Benedito Daniel dirigente do PRS, ambos com 2%. Em último lugar surge André Mendes de Carvalho, antigo presidente da coligação CASA-CE com 1%.

Segundo esta sondagem, se as eleições legislativas em Angola se realizassem nesta altura, a UNITA venceria com 58,89% dos votos. O MPLA obteria 37,66%.

Os acontecimentos sangrentos Vila de Cafunfo, na região da Lunda Norte, agitaram as relações entre os dois principais partidos políticos angolanos, MPLA, no governo, e UNITA.

A segunda força política do país multiplicou recentemente as críticas ao governo do presidente João Lourenço em relação à violação dos direitos humanos, degradação das condições de vida das populações, incapacidade da solução dos problemas económicos e sociais, e acusa o MPLA de ter um plano para denegrir o líder Adalberto da Costa Júnior.

O MPLA refuta as acusações e acusa a UNITA de manipular a população para ganhar vantagens políticas, destacando com exemplo os acontecimentos sangrentos da Vila de Cafunfo, que envolveram as forças de segurança e manifestantes.

ZAP // RFI

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.