Sonda Juno está quase a chegar a Júpiter e as imagens são belíssimas

L.N. Fletcher-ESO / Damian Peach

Vista de Júpiter em infravermelhos e imagem do planeta em luz visível

Com a aproximação da chegada da sonda Juno a Júpiter, os cientistas divulgaram esta segunda-feira uma imagem espetacular do maior planeta do Sistema Solar.

Liderados por Leigh Fletcher, da Universidade de Leicester, os astrónomos usaram o Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO) para capturar imagens do planeta em infravermelhos.

Esta imagem, colorida artificialmente, é resultado da seleção e combinação dos melhores registos obtidos por um equipamento do VLT que consegue estudar a luz infravermelha de objetos celestes.

Os astrónomos estão a construir uma série de mapas de alta resolução que vão orientar a missão, permitindo-lhes compreender melhor o planeta gasoso antes mesmo da chegada da sonda Juno, prevista para 4 de julho.

Esta preparação tem envolvido o uso de telescópios no Chile e no Havai, além de contribuições de outros astrónomos amadores de todo o mundo.

O mais importante é que os mapas não têm oferecido apenas um vislumbre de Júpiter, mas também revelam como a atmosfera do planeta tem mudado antes da chegada da sonda espacial.

De acordo com Fletcher, as observações em diferentes comprimentos de onda através do espectro infravermelho criam uma imagem tridimensional, mostrando como matéria e energia são transportadas pela atmosfera do planeta.

NASA

Sonda Juno, que vai orbitar Júpiter depois de uma viagem de quase cinco anos

Enviada pela NASA a 5 de agosto de 2011, a sonda Juno já viajou cerca de três mil milhões de quilómetros para tentar chegar à atmosfera jupiteriana. O objetivo da missão, que começa com a sua chegada ao planeta a 4 de julho, é compreender o Sistema Solar a partir da origem e evolução do gigante gasoso.

A sonda, que pesa quatro toneladas e é movida a energia solar, será o primeiro artefacto humano a chegar tão perto da superfície jupiteriana. Juno vai sobrevoar o gigante gasoso a apenas 4.667 km de distância da espessa camada enevoada do planeta, batendo o recorde anterior da sonda Pioneer 11, que em 1974 esteve a 43 mil km do planeta.

Ao longo de 16 meses, a missão científica vai explorar as estruturas, a atmosfera e a magnetosfera de Júpiter, analisando as várias camadas do gigante gasoso e medindo propriedades como composição, temperatura e movimento.

A sonda vai tentar verificar se Júpiter possui ou não um núcleo sólido, mapear o seu campo magnético, medir a presença de água e amónia na atmosfera e observar as suas auroras – as mais poderosas do Sistema Solar.

A BBC descreve que a medição da abundância de água na atmosfera de Júpiter é um dos objetivos-chave da missão, podendo ser um indicador da quantidade de oxigénio presente na região de Júpiter quando o planeta se formou, e da possível rota de migração do gigante gasoso dentro do Sistema Solar.

Espera-se que a missão traga novas informações sobre as faixas coloridas que envolvem Júpiter, bem como revelações sobre a origem da chamada Grande Mancha Vermelha (Great Red Spot), uma tempestade gigantesca que se mantém há séculos no planeta.

AF, ZAP / CT / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …

Geneinno S2, a scooter subaquática que o impulsiona entre as ondas

Há dois anos, foi anunciada a Trident, uma scooter subaquática fabricada pela startup chinesa Geneinno. Agora, a empresa lançou um modelo mais barato e portátil, conhecido como Geneinno S2. O Trident - ou Geneinno S1 - …

WhatsApp restringe opção de reencaminhar mensagens para evitar desinformação

A rede social anunciou que vai passar a restringir o reencaminhamento de mensagens para tentar diminuir a disseminação de informação falsa sobre a pandemia de covid-19. De acordo com a revista Newsweek, a partir desta terça-feira, …

"Mostre-me a sua identificação." Na Tunísia, um robô pergunta às pessoas por que não estão em casa

Nas ruas de Túnis, a capital da Tunísia, um robô não pilotado aborda as pessoas na rua e pergunta-lhes por que não estão em casa, exigindo-lhes um documento de identificação. A Tunísia está em confinamento obrigatório …