Sonda Curiosity está encalhada em Marte

NASA

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda Curiosity está a passar por uns maus momentos na superfície de Marte. O módulo explorador da NASA teve um problema na broca de perfuração, que acabou por ficar presa, o que inutilizou as atividades do robô no planeta vermelho, mais precisamente no monte Sharp. 

O problema foi descoberto no início do mês por cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que perceberam que a sonda não conseguiu realizar a perfuração que estava programada.

A Curiosity depende de um sistema de perfuração que envolve um martelo e uma broca giratória, mas, infelizmente, houve um pequeno problema elétrico que causou um mau funcionamento nas marteladas.

E, até que os engenheiros responsáveis conseguissem diagnosticar a origem do defeito, a sonda teve de esperar.

Aliás, há mais ou menos um ano, a sonda foi afetada por outro problema – uma falha no motor que abre a câmara de processamento de amostras. No entanto, segundo Ashwin Vasavada, cientista do projeto da Curiosity, “o problema era intermitente mas já desapareceu”.

O novo problema parece estar relacionado com o mecanismo de movimentação vertical da broca, o que dá a entender que um freio do sistema não desengatou e fez com que a sonda ficasse presa.

“Conseguimos determinar que o problema mais provável era o freio. E conseguimos ter um sucesso parcial em mover o mecanismo de alimentação da broca e desprender a sonda”, afirmou Vasavada.

Mas, por enquanto, nada é definitivo. O problema voltou a aparecer e ainda falta descobrir o que é que tem causado essa intermitência no mecanismo de exploração da Curiosity.

A sonda tem como objetivo escalar o monte Sharp, o pico central da cratera Gale, que pode ter abrigado um lago de água salgada há mil milhões de anos – por isso que o veículo faz várias perfurações no solo, para avaliar a composição mineral e orgânica no local.

Agora, a Curiosity está parada na formação de Murray, uma região íngreme e irregular, mas que tem trazido várias informações importantes quanto à sua origem e de outros terrenos marcianos.

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois de um conselho nacional tenso, líder do CDS reúne-se com a bancada parlamentar

O líder do CDS vai reunir-se, esta quinta-feira, com os cinco deputados centristas para dialogarem sobre a articulação entre a direção e a bancada parlamentar. Tal como recorda o jornal Público, esta reunião de trabalho acontece depois …

Enquanto Flamengo afasta regresso de Jorge Jesus, o "Galo" vem ao ataque

O treinador benfiquista afasta o cenário de uma saída precoce do Estádio da Luz. O Flamengo rejeita o regresso de Jorge Jesus, enquanto o Atlético Mineiro manifesta o seu interesse. Jorge Jesus foi categórico: "Não vou …

"Ihor gritava como um cão atropelado". Seguranças contam nova versão em tribunal

O segurança Manuel Correia testemunhou esta quarta-feira que “ouviu gritos” de Ihor Homeniuk vindos de uma sala do SEF no aeroporto de Lisboa e que encontrou um dos inspetores com um pé em cima da …

Dos pés de Cancelo para a cabeça de Bernardo Silva. City ganha na Champions com um golo 100% português

Os internacionais portugueses João Cancelo e Bernardo Silva foram fundamentais para a vitória do Manchester City sobre o Borussia Monchengladbach (2-0), na primeira mão dos oitavos da Liga dos Campeões, com ação direta nos dois …

"População não interiorizou a gravidade da situação". Depois de Siza, Cabrita aponta o dedo aos portugueses

Num relatório sobre a aplicação do decreto do estado de emergência na segunda quinzena de janeiro, Eduardo Cabrita justifica o fecho das escolas e o fim das vendas ao postigo, culpando a população pelas decisões …

Esta época há menos 500 clubes. "É o drama absoluto", diz presidente da FPF

Esta época há menos 500 clubes em comparação com a temporada transata. O presidente da FPF, Fernando Gomes, classifica a situação de "drama absoluto". A pandemia de covid-19 e a consequente interrupção das competições foi um …

Psicólogos no recrutamento e mudanças na formação. IGAI quer acabar com discriminação na polícia

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) quer envolver psicólogos no processo de recrutamento de novos polícias e rever os currículos de formação para acabar com práticas discriminatórias nas forças de segurança. As alterações no processo de …

Coleção de joias da era Viking é encontrada na Ilha de Man. É "excecionalmente rara"

Uma coleção de joias da era Viking foi encontrada na Ilha de Man, entre Inglaterra e a Irlanda, em novembro de 2020 e foi agora classificada como tesouro. Os especialistas acreditam que os artefactos, descobertos …

“As brasileiras são mercadoria". Professor da UP suspenso por comentários machistas e xenófobos nas aulas

Após uma denúncia que reuniu assinaturas de mais de uma centena de alunas, o professor auxiliar Pedro Cosme da Costa Vieira foi suspenso pelo período máximo de 90 dias, da Faculdade de Economia da Universidade …

Houve buzinão na Luz (mas sem "carinho"). Jesus culpa covid-19 pela crise do Benfica

Algumas dezenas de adeptos protestaram junto ao Estádio da Luz com um buzinão, entre gritos de "Rua Vieira" devido aos maus resultados do Benfica. Antes disso, Jorge Jesus tinha apelado a um "buzinão de carinho" …