Sonda Curiosity está encalhada em Marte

NASA

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda norte-americana Curiosity

A sonda Curiosity está a passar por uns maus momentos na superfície de Marte. O módulo explorador da NASA teve um problema na broca de perfuração, que acabou por ficar presa, o que inutilizou as atividades do robô no planeta vermelho, mais precisamente no monte Sharp. 

O problema foi descoberto no início do mês por cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, que perceberam que a sonda não conseguiu realizar a perfuração que estava programada.

A Curiosity depende de um sistema de perfuração que envolve um martelo e uma broca giratória, mas, infelizmente, houve um pequeno problema elétrico que causou um mau funcionamento nas marteladas.

E, até que os engenheiros responsáveis conseguissem diagnosticar a origem do defeito, a sonda teve de esperar.

Aliás, há mais ou menos um ano, a sonda foi afetada por outro problema – uma falha no motor que abre a câmara de processamento de amostras. No entanto, segundo Ashwin Vasavada, cientista do projeto da Curiosity, “o problema era intermitente mas já desapareceu”.

O novo problema parece estar relacionado com o mecanismo de movimentação vertical da broca, o que dá a entender que um freio do sistema não desengatou e fez com que a sonda ficasse presa.

“Conseguimos determinar que o problema mais provável era o freio. E conseguimos ter um sucesso parcial em mover o mecanismo de alimentação da broca e desprender a sonda”, afirmou Vasavada.

Mas, por enquanto, nada é definitivo. O problema voltou a aparecer e ainda falta descobrir o que é que tem causado essa intermitência no mecanismo de exploração da Curiosity.

A sonda tem como objetivo escalar o monte Sharp, o pico central da cratera Gale, que pode ter abrigado um lago de água salgada há mil milhões de anos – por isso que o veículo faz várias perfurações no solo, para avaliar a composição mineral e orgânica no local.

Agora, a Curiosity está parada na formação de Murray, uma região íngreme e irregular, mas que tem trazido várias informações importantes quanto à sua origem e de outros terrenos marcianos.

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …