/

Solução para os sem-abrigo: um bilhete de comboio (só de ida)

4

Uma cidade na Polónia encontrou uma solução controversa para acabar com a sua população sem-abrigo: oferecer-lhes gratuitamente uma passagem de comboio só de ida.

A cidade polaca de Swinoujscie, na fronteira com a Alemanha, tem actualmente cerca de 50 sem-abrigo, alguns dos quais vivem em abrigos ilegais perto da praia.

Mas, segundo a rádio estatal da Polónia, as autoridades locais dizem que a presença dos sem-abrigo afasta os turistas, e querem “melhorar a imagem da cidade”.

A forma encontrada para diminuir a população sem-abrigo é tão simples quanto polémica: oferecer-lhes um bilhete de comboio, só de ida, para uma localidade à sua escolha.

Segundo a autarquia local, os sem-abrigo da cidade vêm de outros locais do país, e a medida é apenas uma forma de os ajudar a “regressar a casa”.

Apenas três das pessoas que vivem nas ruas de Swinoujscie aceitaram a proposta.

Um dos sem-abrigo, entrevistado pelo canal de notícias TVP, revelou que ia usar o bilhete para visitar a família.

“Moro nas ruas há 19 anos, e gosto disto”, diz um outro sem-abrigo, que recusou a oferta.

A iniciativa foi criticada por um deputado do parlamento polaco, para quem a solução encontrada “mais parece uma piada“.

“Eu não quero acreditar que alguém possa ter pensado numa coisa destas, em vez de procurar outras soluções para os ajudar”, diz Stanislaw Szwed a uma rádiol ocal, citado pela BBC.

Nas redes sociais, muitos concordaram com Szwed.

“Estas pessoas estão a viver nas ruas porque não têm emprego”, diz um utilizador, “e é terrível ver iniciativas que destroem tudo o que há de humano nas pessoas.”

ZAP / BBC

4 Comments

  1. Só me surge dizer que os sujeitos cujo cérebro foi capaz de pensar nesta iniciativa, uma vez que são polacos deveriam ter estado por lá na invasão nazi da Polónia em 39 e gaseados num dos campos de concentração e atirados para os fornos crematórios, que era onde a ideologia nazi depositava os seres infrahumanos.
    Os sem-abrigo são o produto/resultado mais torpe e aviltante das sociedades ditas civilizadas geridas de cima para baixo por tecnocratas humanóides para quem só há um princípio ético – eu só sobrevivo se ganhar dinheiro e para o conseguir tenho que roubar/aldrabar o meu vizinho.
    As discussões em torno do Estado social, se deve ser muito se menos, são apenas retórica para o Poder se ir entretendo e, enquanto os segundos passam, a “civilização humana” (até vomito quando penso nesta expressão) vai escoando pela cloaca os seus dejectos atirando pelas ruas os excedentários que não cabem nas suas estatísticas esplendorosas de progresso e felicidade.
    Enquanto cada cidadão que passa por um sem-abrigo, não perceber que ele próprio é co-responsável por este estado de coisas, nada feito. É com educação e cultura que se move o mundo mas como eliminar este tipo de misérias, se estas 2 estruturas são sempre formatadas pelo Poder que é exclusivamente economicista.

  2. Completamente de acordo com-DARSKY-sou testemunha do que vejo no dia a dia nas das cidades, e capitais etcetec dos PAÌSES , e ca pelo País fora,so miséria e actualmente cada vez PIOR, mas com o tempo o MUNDO vai Mudar e ja na falta pouco e ai de quem colabora nas desgraças alheias e não ajuda a acabar com a MISÈRIA MUNDIAL,.

    Seja o que DEUS quiser…..
    A.G.P.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.