Sitzpinkler: cada vez mais homens urinam sentados na Alemanha. “Sanita-fantasma” espalhou a moda

3

As modas vão e vêm mas esta parece ter vindo para ficar. Em crescimento entre os homens, especialmente na Alemanha, o hábito já explodiu e até já foi inventada uma palavra para o descrever — Sitzpinkler, um homem que urina sentado.

A verdade é que, segundo uma recente sondagem britânica, a Alemanha é, de longe, o país com mais Sitzpinkler (neste caso, no plural — a palavra sem o ‘s’ final é singular e plural).

Entre oito países europeus (Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Polónia, Suécia) e cinco internacionais (Austrália, Canadá, EUA, México, Singapura), foi a Alemanha que apresentou mais homens a sentar-se sempre para urinar (40%). Já 22% dos alemães inquiridos senta-se “a maioria das vezes”.

A higiene e a saúde são as duas principais razões para a popularidade deste agachamento.

Urinar de pé pode constituir dificuldades na mira para a sanita e, consequentemente, fazer com que a experiência seja pouco higiénica para o próprio e para outros utilizadores da casa de banho. Urinar enquanto sentado também ajuda a esvaziar a bexiga melhor e mais depressa.

Outra explicação é a popularidade da Internet — será a sanita o refúgio perfeito para navegar online?

“Sanita-fantasma” espalhou a moda

Esta conquista alemã deve-se muito a um desenvolvimento recente chamado Spuk, também conhecido como a “sanita-fantasma”, introduzido na Alemanha em 2004, segundo o Big Think.

O dispositivo deve ser colocado debaixo do assento da sanita. Quando um homem se prepara para urinar (de pé) e levanta o assento, o Spuk emite uma mensagem de voz a pedir para voltar a pôr o assento na horizontal e fazer as necessidades sentado.

A experiência não fica por aqui e, para uma autoridade reforçada, assume a voz e o tom de Angela Merkel, Helmut Kohl ou outros chanceleres.

Só um país no mundo tem mais Sitzpinkler

Segundo a sondagem, a Suécia fica em segundo lugar, onde apenas 22% dos homens se sentam “sempre” para urinar e 28% senta-se “a maioria das vezes”. Somando os que se sentam sempre e a maioria das vezes, a fechar o pódio estão os dinamarqueses (44%), seguidos dos Australianos (39%), Canadianos (35%).

Os franceses (35%) e os italianos (34%) estão a seguir, mas é de sublinhar a discrepância entre os franceses que se sentam “sempre” (19%) e os italianos (13%).

Os resultados mostraram que os homens britânicos são os menos prováveis de se sentarem para urinar, mas mesmo eles — empatados com a Polónia — apresentaram taxas que demonstram que o ato não é tão incomum como se pensava.

33% disse que “nunca” se sentava para o ‘número 1’, enquanto 24% dos britânicos e 27% dos polacos disse que o fazia “sempre” ou “às vezes”.

De facto, esta é uma tendência em crescimento em vários países, mas só um ultrapassa os alemães e pode ser declarado como o verdadeiro amante do urinar sentado — o Japão, que também tem uma nomenclatura para a prática, suwari-shon.

Com assentos aquecidos e jatos de limpeza na maioria das suas futuristas sanitas, a percentagem de suwari-shon subiu dramaticamente de 15% a 60% em em apenas 20 anos.

Tomás Guimarães, ZAP //

3 Comments

  1. Engraçado, quanto mais woke e menos testosterona, mais sentadinhos. Qualquer pessoa que perceba de anatomia sabe que fazê-lo sentado é péssimo …

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.