/

Siri gravou as suas conversas? A Apple pode ter que lhe dar uma parte de 100 milhões

Ação judicial coletiva contra a empresa norte-americana acusa-a de usar a assistente Siri dos aparelhos para escutar conversas privadas. Apple terá de pagar quase 100 milhões de euros.

Os assistentes de voz como a Siri, foram concebidos para responder às perguntas dos utilizadores quando estes utilizam uma expressão, como “hey Siri”, ou “olá, Siri”, para os ativar, recorda o USA Today.

O sistema da Apple terá, no entanto, gravado conversas sem o consentimento dos utilizadores dos aparelhos da empresa norte-americana, que depois as utilizará para direcionar anúncios, o que desencadeou uma ação judicial.

A Reuters dá conta de dois utilizadores que garantem ter feito menções às sapatilhas da Nike Air Jordan e à cadeia de restaurantes Olive Garden, e terem-lhes sido sugeridas depois publicidades a esses dois produtos.

Agora, o tribunal federal de Oakland, Califórnia, apresentou um acordo assinado entre a empresa e os queixosos que apresentaram a ação judicial coletiva. A Apple terá de pagar 95 milhões de dólares (aproximadamente 92 milhões de euros),

Pode parecer muito, mas esses 95 milhões de dólares representam cerca de nove horas de lucro para a Apple, cujo lucro líquido foi de 93,74 mil milhões de dólares (cerca de 91,23 mil milhões de euros) no seu último ano fiscal.

Cada utilizador de iPhone no mundo inteiro — são dezenas de milhões — pode ter direito a uma indemnização de até 20 dólares (19.50 euros, aproximadamente) por aparelho.

Como saber se é elegível para indemnização?

Qualquer utilizador de iPhone que se enquadre em determinados critérios.

De acordo com o USA Today, os clientes da Apple que compraram um dispositivo habilitado para Siri entre 17 de setembro de 2014 e 31 de dezembro de 2024 podem se qualificar para uma parte do pagamento proposto no acordo. Esses produtos incluem iPhones, iPads, colunas HomePod, computadores Mac, Apple Watches e Apple TVs.

Foi apenas em setembro do ano passado que a Apple ativou o “chamamento” da Siri através de uma palavra ou expressão.

Se se enquadrar nesta categoria, deve, em primeiro lugar, confirmar sob juramento que experienciou um momento em que a Siri escutou uma “conversa destinada a ser privada” sem que fosse ativada por si.

Quem aceitar dinheiro do acordo também perde também o direito de processar a Apple por reclamações relacionadas com esta daqui em diante.

Mesmo que tenha vários produtos da Apple, só pode ser indemnizado por 5, no valor máximo de 20 dólares por cada um.

Carolina Bastos Pereira, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.