Vítimas de “ataques de vampiros” do século XIX podiam ter apenas leucemia

As vítimas de ataques de vampiros descritas nos romances do século XIX não ficavam apenas pálidas antes de morreram. Na verdade, tinham um conjunto de sintomas de condições médicas reais.

De acordo com um novo estudo publicado este mês na revista especializada Irish Journal of Medical Science, as características de um ataque de vampiro assemelham-se fortemente a sintomas físicos causados por casos de leucemia aguda.

Na época, a leucemia ainda não tinha sido identificada como uma doença na comunidade médica. Por isso, a sua variedade particular de sintomas, cuja causa era desconhecida, inspirou escritores a atribuir-lhes uma explicação sobrenatural: os ataques de vampiros.

A leucemia é um tipo de cancro que afeta os glóbulos brancos do sangue. Origina-se na medula óssea e as células cancerígenas rapidamente se multiplicam e sobrecarregam a produção e a atividade dos glóbulos brancas do sangue normais, levando a anemia e vulnerabilidade a infeções. Na leucemia aguda, a doença progride muito rapidamente se não for tratada, de acordo com o National Cancer Institute.

Para o estudo, de acordo com o LiveScience, os investigadores analisaram três romances: The Vampyre”, de John William Polidori (1819), “Carmilla”, de J. Sheridan Le Fanu (1879) e “Dracula “de Bram Stoker (1897). Os cientistas documentaram todas as personagens identificadas como vítimas de vampiros, compilando uma lista de sintomas e o tempo que estes sintomas duravam. Depois, compararam os sintomas com os sintomas produzidos por uma série de doenças.

“The Vampyre” retratava apenas duas vítimas, não descrevendo nenhum sintoma que tenha levado às suas mortes. “Carmilla” tinha três vítimas do sexo feminino, que exibiam “exaustão persistente, febre, palidez, dispneia [dificuldade em respirar] e dor no peito”, além de marcas vermelhas na pele do peito.

“Dracula” estava repleto de detalhes das doenças que atormentavam as três vítimas de vampiros do romance, uma das quais – Lucy Westenra – eventualmente morreu. Cada uma das vítimas sofria “mal-estar, palidez, fadiga, anorexia, dispneia e perda de peso”, acompanhadas por um estado delirante e de transe.

Alguns destes sintomas podem ser explicados por outras doenças, como tuberculose, uma infeção bacteriana nos pulmões. No entanto, a tuberculose era uma doença conhecida no século XIX.

A difteria, uma infecção bacteriana que afeta a respiração e a deglutição, também produz sintomas semelhantes aos da leucemia aguda. Além disso, causa tosse e manchas descoloridas em redor da boca e garganta.

Outro diagnóstico possível podia ser anemia, uma deficiência de glóbulos vermelhos que pode levar à fadiga e palidez incomum. Porém, a condição também era conhecida pelos médicos do século XIX.

“Nenhuma das outras doenças consideradas foi tão compatível como a leucemia aguda”, escreveram os autores do estudo. “Concluímos, portanto, que os pacientes com leucemia aguda na vida real foram a inspiração para os sintomas das vítimas na literatura gótica de vampiros”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …