Associação Sindical da ASAE ameaça processar o governo

Mário Cruz / Lusa

-

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASFASAE), reunida no sábado em Lisboa, aprovou “intentar, no imediato”, uma ação judicial contra o Ministério da Economia para pedir indemnizações para os inspetores.

A violação do princípio constitucional “trabalho igual, salário igual” é o fundamento da ação, explica o sindicato em comunicado hoje divulgado, adiantando querer que o Ministério da Economia indemnize os inspetores-adjuntos e inspetores técnicos da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), “em valor corresponde ao diferencial entre o vencimento efetivamente auferido e o vencimento que deveriam auferir”, igual à dos inspetores da carreira de inspeção-superior que “exercem as mesmas funções”.

O sindicato, naquele comunicado, ameaça com ações de protesto dos trabalhadores se a proposta de estatuto, que o Governo vai remeter à associação sindical até 9 de junho, não contemplar as transições dos inspetores da ASAE para a carreira única, a tabela remuneratória e necessários suplementos remuneratórios, a regulação do acesso aos cargos de Direção da ASAE e o regime especial de aposentação.

Se não for satisfeita esta pretensão dos inspetores, a associação promete realizar vigílias, e “ações de protesto e sensibilização junto dos aeroportos, terminais de cruzeiros, marinas, estações de comboios, zonas de atração turísticas”, entre outros.

“A Assembleia de Delegados mandatou, ainda, a atual Direção Nacional, para convocar três dias de greve nacional dos trabalhadores da ASAE, após 27 de junho, caso a postura do Governo à mesa das negociações não sofra alterações”, conclui no comunicado.

// Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Claro que era, tem toda a razão. As nossas desculpas.
      Mas temos todo o gosto em perceber que, quando tem razão, responde aos nossos comentários.

      • Aí o amigo Eu! é o crítico de serviço!!
        mas leva me a crer que as suas competências pra a construção de frases é no mínimo muito fraca….
        “E, esse “espantosamente” era escusado!…”
        ou
        “E, esse era “espantosamente” escusado!…”

        • Ah?!
          Antes de comentares, recomendo-te a frequência do ensino básico obrigatório – mesmo que não aprendas a escrever correctamente, vais aprender a ler e vais ver que depois, provavelmente, até serás capaz de conseguir interpretar o que foi escrito.

RESPONDER

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …