/

Sindicato contra uso de fardas com publicidade nos Jerónimos

fernando garcía redondo / Flickr

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STPSSRA) condenou hoje que os trabalhadores do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, em Lisboa, passem a usar fardas com publicidade.

Num comunicado hoje divulgado, o sindicato indica que, por ordem da direcção dos monumentos, que estão entre os mais visitados do país, a partir da próxima terça-feira, os trabalhadores “estão obrigados a fazer propaganda a cadeia de supermercados espanhola”.

De acordo com o sindicato, a medida será aplicada “contra a sua vontade, por lhes ter sido entregue, pela direcção, uma farda dita como seja de uso obrigatório, com o respectivo logótipo da cadeia aposto na frente”.

“A direcção apenas informou que os fardamentos agora distribuídos foram oferecidos ao abrigo da lei do mecenato”, diz ainda o STPSSRA.

Para o sindicato, os trabalhadores circulam diariamente pelos monumentos no exercício das suas funções, acompanhando grupos de visitantes e excursões “vão fazer publicidade gratuitamente à cadeia em questão”.

A direção do sindicato recorda, no comunicado, que há mais de dez anos que os trabalhadores da cultura não têm fardamento novo e que as direcções dos monumentos têm “obrigado” os funcionários a comprar roupa azul (cores do fardamento), do seu próprio bolso.

A agência Lusa pediu uma reacção à Secretaria de Estado da Cultura, que tutela os monumentos, mas até ao momento não obteve resposta.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.