Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

(dr) FOX

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial “Os Simpsons” vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a um “dia internacional”.

O programa foi recentemente confirmado pela cadeia “Fox” para mais duas temporadas, as 31ª e 32ª, que irão para o ar em 2020 e 2021, o que garante que “Os Simpsons” vai alcançar a marca de 713 episódios, no topo do ranking de séries com mais capítulos transmitidos em horário nobre nos Estados Unidos.

Os carismáticos moradores de Springfield, que conquistaram fãs de diferentes gerações, também foram protagonistas de um filme, mas a sua fama e o seu sucesso devem-se à televisão.

A série tem mesmo um “dia internacional”, graças à iniciativa da agência de comunicação espanhola PG Garaje, que em 2017 decidiu recolher assinaturas no site Change.org para reservar esse dia da agenda mundial e dedicá-lo ao programa.

O ano de 2019 é especial para a série. 17 de dezembro assinala o 30º aniversário do lançamento da primeira temporada da icónica produção televisiva na “Fox” dos Estados Unidos.

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie apareceram pela primeira vez numa série de curtas de apenas um minuto de duração dentro do programa “The Tracey Ullman Show”. A família Simpson estreou-se nesse formato a 19 de abril de 1987 e tiveram 48 episódios divididos em três temporadas — o último capítulo foi para o ar nos EUA a 14 de maio de 1989.

O criador das personagens, Matt Groening, e o produtor James L. Brooks convenceram a “Fox” a transformar “Os Simpsons” numa série de meia hora, e o lançamento aconteceu a 17 de dezembro de 1989 com um episódio especial de Natal.

Desde então, tornou-se uma das poucas obras audiovisuais que se pode orgulhar de ter mais de 170 prémios e até reconhecimento no Guinness Book, o livro dos recordes, pelo fato de que a cidade de Springfield ter sido visitada por múltiplas personalidades, desde políticos a atletas e atores, incluindo Magic Johnson, Elton John, as irmãs Venus e Serena Williams, Britney Spears e J.K. Rowling, entre muitos outros.

A série, vista por pessoas de todas as idades, também lidou com várias polémicas ao longo dos anos – por exemplo, o documentário “O Problema com Apu”, do comediante indiano Hari Kondabolu, sobre os estereótipos desta personagem imigrante, e o incidente diplomático envolvendo o governo do Brasil, que planeou processar a série devido à forma como representou o país no episódio “Blame It On Lisa”.

Mas, apesar de a série de Groening ter chegado aos 30 anos alvo de várias críticas, não parece ter sentido nenhuma grande crise.  E, como dizem muitos dos fãs da icónica série, que sabem o preço de Maggie na caixa ou quantos dedos têm as personagens, “há um episódio de ‘Os Simpsons’ para cada situação da vida, e tu sabes”.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …

A queda da Aurora Dourada. Como a Grécia lidou com a onda de extrema-direita

Quando uma onda da extrema-direita atingiu a Grécia em 2012, poucos previram que a Aurora Dourada, um dos grupos envolvidos, cresceria e tornar-se-ia o terceiro maior partido no parlamento grego. Este foi o início de um …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Pote matador, arte de Díaz, cebola gourmet e momentos de uma semana negra

A liderança firme do Sporting, a acrobacia de Díaz e o Benfica de regresso às vitórias. Ainda o adeus a Maradona, Vítor Oliveira e Reinaldo Teles, visto da Linha de Fundo.   Matador Pote reforça liderança Sporting …

Cerimónia da Restauração da Independência assinalada sem discursos devido à pandemia

As comemorações do 1.º de Dezembro assinalaram-se este ano em Lisboa sem os habituais discursos e num formato mais reduzido, devido à situação pandémica que o país atravessa, justificou o Presidente da República, Marcelo Rebelo …

Stress durante a gravidez pode afetar e influenciar o desenvolvimento cerebral do bebé

Stress durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento cerebral do bebé, sugere uma nova investigação da Universidade de Edimburgo, na Escócia. De acordo com os cientistas, os níveis de stress nas mães, medidos através do …