Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

(dr) FOX

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial “Os Simpsons” vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a um “dia internacional”.

O programa foi recentemente confirmado pela cadeia “Fox” para mais duas temporadas, as 31ª e 32ª, que irão para o ar em 2020 e 2021, o que garante que “Os Simpsons” vai alcançar a marca de 713 episódios, no topo do ranking de séries com mais capítulos transmitidos em horário nobre nos Estados Unidos.

Os carismáticos moradores de Springfield, que conquistaram fãs de diferentes gerações, também foram protagonistas de um filme, mas a sua fama e o seu sucesso devem-se à televisão.

A série tem mesmo um “dia internacional”, graças à iniciativa da agência de comunicação espanhola PG Garaje, que em 2017 decidiu recolher assinaturas no site Change.org para reservar esse dia da agenda mundial e dedicá-lo ao programa.

O ano de 2019 é especial para a série. 17 de dezembro assinala o 30º aniversário do lançamento da primeira temporada da icónica produção televisiva na “Fox” dos Estados Unidos.

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie apareceram pela primeira vez numa série de curtas de apenas um minuto de duração dentro do programa “The Tracey Ullman Show”. A família Simpson estreou-se nesse formato a 19 de abril de 1987 e tiveram 48 episódios divididos em três temporadas — o último capítulo foi para o ar nos EUA a 14 de maio de 1989.

O criador das personagens, Matt Groening, e o produtor James L. Brooks convenceram a “Fox” a transformar “Os Simpsons” numa série de meia hora, e o lançamento aconteceu a 17 de dezembro de 1989 com um episódio especial de Natal.

Desde então, tornou-se uma das poucas obras audiovisuais que se pode orgulhar de ter mais de 170 prémios e até reconhecimento no Guinness Book, o livro dos recordes, pelo fato de que a cidade de Springfield ter sido visitada por múltiplas personalidades, desde políticos a atletas e atores, incluindo Magic Johnson, Elton John, as irmãs Venus e Serena Williams, Britney Spears e J.K. Rowling, entre muitos outros.

A série, vista por pessoas de todas as idades, também lidou com várias polémicas ao longo dos anos – por exemplo, o documentário “O Problema com Apu”, do comediante indiano Hari Kondabolu, sobre os estereótipos desta personagem imigrante, e o incidente diplomático envolvendo o governo do Brasil, que planeou processar a série devido à forma como representou o país no episódio “Blame It On Lisa”.

Mas, apesar de a série de Groening ter chegado aos 30 anos alvo de várias críticas, não parece ter sentido nenhuma grande crise.  E, como dizem muitos dos fãs da icónica série, que sabem o preço de Maggie na caixa ou quantos dedos têm as personagens, “há um episódio de ‘Os Simpsons’ para cada situação da vida, e tu sabes”.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Business Insider: "Lisboa foi feita para o Instagram"

"Lisboa é cool." Hillary Hoffower, jornalista do Business Insider, apaixonou-se e descreveu a capital portuguesa num artigo em que diz entender porque é que Lisboa se tornou no "destino mais popular entre millenials em 2019". Hillary …

Bolsonaro prestes a deixar PSL. Partido da IURD na corrida para o receber

Em rota de colisão com o seu atual partido, o Partido Social Liberal (PSL), o Presidente brasileiro Jair Bolsonaro equaciona romper e já recebeu cinco convites de partidos de pequeno e médio porte, admitiu a …

Antigo ministro Pedro Mota Soares assume liderança da Apritel

O ex-ministro e ex-deputado do CDS foi o escolhido para liderar a Apritel, a associação que representa as principais operadoras de telecomunicações, como a Meo, a Nos e a Vodafone. O novo secretário-geral da associação …

E depois de Cristas? CDS atira congresso de sucessão para 2020

A direção nacional do partido vai propor que o Congresso, que decidirá a liderança do CDS, seja apenas em janeiro, apesar de Assunção Cristas ter manifestado vontade de que fosse ainda este ano. O CDS-PP reúne …

Hong Kong. Deputados pró-democracia forçam Carrie Lam a discursar à porta fechada

A chefe do Executivo de Hong Kong foi esta quarta-feira obrigada a discursar à porta fechada, depois ter sido impedida de falar no parlamento por deputados pró-democracia, que exibiram cartazes e projetaram um vídeo. O discurso …

CP recebeu injeções de 1800 milhões de euros do Estado nos últimos três anos

Nos últimos três anos, o Estado fez 17 operações de reforço de capital na CP, na ordem dos 1,8 mil milhões de euros. Estes serviram principalmente para pagar dívidas da empresa a privados e ao …

Imposto Mortágua foi aplicado a 75 mil contribuintes

O novo escalão do Adicional ao IMI, que prevê a aplicação de uma taxa de 1,5% sobre o valor patrimonial dos imóveis que ultrapasse os dois milhões, chegou a 331 contribuintes. Ao todo, o imposto …

Preço da luz vai descer 18 cêntimos no mercado regulado

Os preços da eletricidade no mercado regulado vão voltar a descer em 2020, segundo a proposta avançada esta terça-feira pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Esta terça-feira, a ERSE propôs uma atualização em baixa de …

Portugal teve perdas fiscais de 900 milhões de euros por menor tributação do gasóleo

A tributação ao gasóleo é mais baixa do que os impostos à gasolina. A diferença entre os dois combustíveis leva a perdas de 900 milhões de euros ao Estado. Quem abastece um carro a gasóleo na …

Dulce Neto é a primeira mulher a presidir a um Supremo Tribunal português

A juíza conselheira toma posse, esta quarta-feira, como presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), tornando-se na primeira mulher a ocupar o lugar cimeiro de um supremo tribunal em Portugal. Dulce Neto, de 58 anos, foi eleita …