Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

(dr) FOX

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial “Os Simpsons” vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a um “dia internacional”.

O programa foi recentemente confirmado pela cadeia “Fox” para mais duas temporadas, as 31ª e 32ª, que irão para o ar em 2020 e 2021, o que garante que “Os Simpsons” vai alcançar a marca de 713 episódios, no topo do ranking de séries com mais capítulos transmitidos em horário nobre nos Estados Unidos.

Os carismáticos moradores de Springfield, que conquistaram fãs de diferentes gerações, também foram protagonistas de um filme, mas a sua fama e o seu sucesso devem-se à televisão.

A série tem mesmo um “dia internacional”, graças à iniciativa da agência de comunicação espanhola PG Garaje, que em 2017 decidiu recolher assinaturas no site Change.org para reservar esse dia da agenda mundial e dedicá-lo ao programa.

O ano de 2019 é especial para a série. 17 de dezembro assinala o 30º aniversário do lançamento da primeira temporada da icónica produção televisiva na “Fox” dos Estados Unidos.

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie apareceram pela primeira vez numa série de curtas de apenas um minuto de duração dentro do programa “The Tracey Ullman Show”. A família Simpson estreou-se nesse formato a 19 de abril de 1987 e tiveram 48 episódios divididos em três temporadas — o último capítulo foi para o ar nos EUA a 14 de maio de 1989.

O criador das personagens, Matt Groening, e o produtor James L. Brooks convenceram a “Fox” a transformar “Os Simpsons” numa série de meia hora, e o lançamento aconteceu a 17 de dezembro de 1989 com um episódio especial de Natal.

Desde então, tornou-se uma das poucas obras audiovisuais que se pode orgulhar de ter mais de 170 prémios e até reconhecimento no Guinness Book, o livro dos recordes, pelo fato de que a cidade de Springfield ter sido visitada por múltiplas personalidades, desde políticos a atletas e atores, incluindo Magic Johnson, Elton John, as irmãs Venus e Serena Williams, Britney Spears e J.K. Rowling, entre muitos outros.

A série, vista por pessoas de todas as idades, também lidou com várias polémicas ao longo dos anos – por exemplo, o documentário “O Problema com Apu”, do comediante indiano Hari Kondabolu, sobre os estereótipos desta personagem imigrante, e o incidente diplomático envolvendo o governo do Brasil, que planeou processar a série devido à forma como representou o país no episódio “Blame It On Lisa”.

Mas, apesar de a série de Groening ter chegado aos 30 anos alvo de várias críticas, não parece ter sentido nenhuma grande crise.  E, como dizem muitos dos fãs da icónica série, que sabem o preço de Maggie na caixa ou quantos dedos têm as personagens, “há um episódio de ‘Os Simpsons’ para cada situação da vida, e tu sabes”.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …