Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

(dr) FOX

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial “Os Simpsons” vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a um “dia internacional”.

O programa foi recentemente confirmado pela cadeia “Fox” para mais duas temporadas, as 31ª e 32ª, que irão para o ar em 2020 e 2021, o que garante que “Os Simpsons” vai alcançar a marca de 713 episódios, no topo do ranking de séries com mais capítulos transmitidos em horário nobre nos Estados Unidos.

Os carismáticos moradores de Springfield, que conquistaram fãs de diferentes gerações, também foram protagonistas de um filme, mas a sua fama e o seu sucesso devem-se à televisão.

A série tem mesmo um “dia internacional”, graças à iniciativa da agência de comunicação espanhola PG Garaje, que em 2017 decidiu recolher assinaturas no site Change.org para reservar esse dia da agenda mundial e dedicá-lo ao programa.

O ano de 2019 é especial para a série. 17 de dezembro assinala o 30º aniversário do lançamento da primeira temporada da icónica produção televisiva na “Fox” dos Estados Unidos.

Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie apareceram pela primeira vez numa série de curtas de apenas um minuto de duração dentro do programa “The Tracey Ullman Show”. A família Simpson estreou-se nesse formato a 19 de abril de 1987 e tiveram 48 episódios divididos em três temporadas — o último capítulo foi para o ar nos EUA a 14 de maio de 1989.

O criador das personagens, Matt Groening, e o produtor James L. Brooks convenceram a “Fox” a transformar “Os Simpsons” numa série de meia hora, e o lançamento aconteceu a 17 de dezembro de 1989 com um episódio especial de Natal.

Desde então, tornou-se uma das poucas obras audiovisuais que se pode orgulhar de ter mais de 170 prémios e até reconhecimento no Guinness Book, o livro dos recordes, pelo fato de que a cidade de Springfield ter sido visitada por múltiplas personalidades, desde políticos a atletas e atores, incluindo Magic Johnson, Elton John, as irmãs Venus e Serena Williams, Britney Spears e J.K. Rowling, entre muitos outros.

A série, vista por pessoas de todas as idades, também lidou com várias polémicas ao longo dos anos – por exemplo, o documentário “O Problema com Apu”, do comediante indiano Hari Kondabolu, sobre os estereótipos desta personagem imigrante, e o incidente diplomático envolvendo o governo do Brasil, que planeou processar a série devido à forma como representou o país no episódio “Blame It On Lisa”.

Mas, apesar de a série de Groening ter chegado aos 30 anos alvo de várias críticas, não parece ter sentido nenhuma grande crise.  E, como dizem muitos dos fãs da icónica série, que sabem o preço de Maggie na caixa ou quantos dedos têm as personagens, “há um episódio de ‘Os Simpsons’ para cada situação da vida, e tu sabes”.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting tenta redenção em Dortmund, FC Porto recebe carrasco Liverpool

Sporting e FC Porto têm hoje duelos de elevado grau de dificuldade na segunda jornada da Liga dos Campeões de futebol, com os ‘leões’ a viajarem até Dortmund e os ‘dragões’ a receberem o Liverpool. Na …

Sem sucesso na Europa, Olunga é o diamante de Luís Castro (e leva sete golos em dois jogos)

Com uma passagem sem sucesso pelo Girona, Michael Olunga é um marcador prolífico na Ásia, onde é treinado por Luís Castro e onde leva sete golos em dois jogos. O jogo entre o Al-Duhail e o …

Nuno Freitas demite-se da presidência da CP

Nuno Freitas irá deixar o cargo de presidente da CP a 1 de outubro, sexta-feira. O engenheiro, que terminava o mandato dentro de três meses, pediu à tutela para sair mais cedo da empresa por …

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …