Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Uma recriação artística de como poderia ser o Shuvuuia.

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite.

São poucas as aves que têm aquilo que é preciso para caçar presas na escuridão da noite. Uma equipa de investigadores procurou investigar como é que as capacidades de visão e audição de dinossauros e pássaros se comparam.

Os autores recolheram informações sobre o tamanho relativo dos olhos e ouvidos internos de quase 100 pássaros vivos e espécies extintas de dinossauros.

Para medir a audição, a equipa mediu o comprimento da lagena, o órgão que processa as informações sonoras recebidas. Para avaliar a visão, a equipa olhou para o anel esclerótico, uma série de ossos que circundam a pupila, de cada espécie.

Segundo o comunicado divulgado pelo Phys, os investigadores descobriram que um pequeno terópode chamado Shuvuuia, parte de um grupo conhecido como alvarezsaurus, tinha uma audição e uma visão noturna extraordinárias. Isto sugere que, assim como a coruja-das-torres, Shuvuuia conseguia caçar às escuras.

Shuvuuia era um pequeno dinossauro, do tamanho de uma galinha, vivia nos desertos daquilo que é hoje a Mongólia e foi descoberto pela primeira vez em 1998. Desde então sempre intrigou e chamou a atenção dos cientistas.

“Enquanto reconstruía digitalmente o crânio de Shuvuuia, não pude acreditar no tamanho da lagena”, disse James Neenan, um dos autores principais do estudo publicado, esta sexta-feira, na revista científica Science.

Viktor Radermaker

Uma recriação artística de como poderia ser o Shuvuuia.

“Não pude acreditar no que estava a ver quando cheguei lá — orelhas de dinossauro não deveriam ser assim”, disse o paleontólogo Jonah Choiniere.

Os olhos de Shuvuuia também eram notáveis, pois tinham algumas das pupilas proporcionalmente maiores já medidas em pássaros ou dinossauros, sugerindo que eles provavelmente podiam ver muito bem à noite.

“Shuvuuia pode ter corrido pelo chão do deserto sob o manto da noite, usando a sua incrível audição e visão noturna para rastrear pequenas presas, como mamíferos noturnos, lagartos e insetos”, acrescentou Choiniere.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …