/

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Uma recriação artística de como poderia ser o Shuvuuia.

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite.

São poucas as aves que têm aquilo que é preciso para caçar presas na escuridão da noite. Uma equipa de investigadores procurou investigar como é que as capacidades de visão e audição de dinossauros e pássaros se comparam.

Os autores recolheram informações sobre o tamanho relativo dos olhos e ouvidos internos de quase 100 pássaros vivos e espécies extintas de dinossauros.

Para medir a audição, a equipa mediu o comprimento da lagena, o órgão que processa as informações sonoras recebidas. Para avaliar a visão, a equipa olhou para o anel esclerótico, uma série de ossos que circundam a pupila, de cada espécie.

Segundo o comunicado divulgado pelo Phys, os investigadores descobriram que um pequeno terópode chamado Shuvuuia, parte de um grupo conhecido como alvarezsaurus, tinha uma audição e uma visão noturna extraordinárias. Isto sugere que, assim como a coruja-das-torres, Shuvuuia conseguia caçar às escuras.

Shuvuuia era um pequeno dinossauro, do tamanho de uma galinha, vivia nos desertos daquilo que é hoje a Mongólia e foi descoberto pela primeira vez em 1998. Desde então sempre intrigou e chamou a atenção dos cientistas.

“Enquanto reconstruía digitalmente o crânio de Shuvuuia, não pude acreditar no tamanho da lagena”, disse James Neenan, um dos autores principais do estudo publicado, esta sexta-feira, na revista científica Science.

Viktor Radermaker

Uma recriação artística de como poderia ser o Shuvuuia.

“Não pude acreditar no que estava a ver quando cheguei lá — orelhas de dinossauro não deveriam ser assim”, disse o paleontólogo Jonah Choiniere.

Os olhos de Shuvuuia também eram notáveis, pois tinham algumas das pupilas proporcionalmente maiores já medidas em pássaros ou dinossauros, sugerindo que eles provavelmente podiam ver muito bem à noite.

“Shuvuuia pode ter corrido pelo chão do deserto sob o manto da noite, usando a sua incrível audição e visão noturna para rastrear pequenas presas, como mamíferos noturnos, lagartos e insetos”, acrescentou Choiniere.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.