Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Uma recriação artística de como poderia ser o Shuvuuia.

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite.

São poucas as aves que têm aquilo que é preciso para caçar presas na escuridão da noite. Uma equipa de investigadores procurou investigar como é que as capacidades de visão e audição de dinossauros e pássaros se comparam.

Os autores recolheram informações sobre o tamanho relativo dos olhos e ouvidos internos de quase 100 pássaros vivos e espécies extintas de dinossauros.

Para medir a audição, a equipa mediu o comprimento da lagena, o órgão que processa as informações sonoras recebidas. Para avaliar a visão, a equipa olhou para o anel esclerótico, uma série de ossos que circundam a pupila, de cada espécie.

Segundo o comunicado divulgado pelo Phys, os investigadores descobriram que um pequeno terópode chamado Shuvuuia, parte de um grupo conhecido como alvarezsaurus, tinha uma audição e uma visão noturna extraordinárias. Isto sugere que, assim como a coruja-das-torres, Shuvuuia conseguia caçar às escuras.

Shuvuuia era um pequeno dinossauro, do tamanho de uma galinha, vivia nos desertos daquilo que é hoje a Mongólia e foi descoberto pela primeira vez em 1998. Desde então sempre intrigou e chamou a atenção dos cientistas.

“Enquanto reconstruía digitalmente o crânio de Shuvuuia, não pude acreditar no tamanho da lagena”, disse James Neenan, um dos autores principais do estudo publicado, esta sexta-feira, na revista científica Science.

Viktor Radermaker

Uma recriação artística de como poderia ser o Shuvuuia.

“Não pude acreditar no que estava a ver quando cheguei lá — orelhas de dinossauro não deveriam ser assim”, disse o paleontólogo Jonah Choiniere.

Os olhos de Shuvuuia também eram notáveis, pois tinham algumas das pupilas proporcionalmente maiores já medidas em pássaros ou dinossauros, sugerindo que eles provavelmente podiam ver muito bem à noite.

“Shuvuuia pode ter corrido pelo chão do deserto sob o manto da noite, usando a sua incrível audição e visão noturna para rastrear pequenas presas, como mamíferos noturnos, lagartos e insetos”, acrescentou Choiniere.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …