Ícone e sex symbol. Guarda-costas de Zelenskyy é uma celebridade improvável

ZAP / Roman Pilipey / EPA

Maksym Donets ao lado de Volodymyr Zelenskyy durante a visita do ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson.

O guarda-costas principal de Volodymyr Zelenskyy tornou-se uma celebridade improvável na Ucrânia e já é considerado um sex symbol.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, tem sido o rosto da resistência ucraniana. Em plena guerra com a Rússia, a sua vida está constantemente em risco, pelo que a sua equipa de seguranças também tem sido fundamental desde o início do conflito. A figura principal é Maksym Donets, o chefe da equipa de segurança.

Donets acompanha Zelenskyy enquanto o presidente publicava vídeos e fotografias nas ruas de Kiev nos primeiros dias da invasão. Tem sido a sua sombra desde então.

Iuliia Mendel, ex-assessora de imprensa de Zelenskyy, disse à Newsweek que o Donets “é absolutamente dedicado ao seu trabalho; ele é super trabalhador, muito dedicado ao Presidente”.

O guarda-costas tem conquistado uma crescente popularidade no TikTok, por exemplo. Uma página de fãs já soma mais de 6 milhões de gostos nos seus vídeos e é seguida por quase 300 mil utilizadores da rede social.

Maksym Donets tornou-se um ícone e até um sex symbol para os ucranianos, embora pouco se saiba sobre o homem responsável pela segurança do seu Presidente.

O site ucraniano The New Voice of Ukraine diz que Donets tem 44 anos de idade e é natural de Kryvyi Rih, a cidade onde Zelenskyy cresceu. Formou-se no Instituto de Economia Kryvyi Rih da Universidade Nacional de Economia Vadim Getman.

Donets tem uma esposa, Natalya, e um filho, Matvey, de acordo com o jornal bielorrusso Nasha Niva. Já foi guarda-costas do oligarca Igor Kolomoisky, cuja fortuna e império dos media ajudaram Zelenskyy a chegar à Presidência, em 2019.

Aliás, a nomeação oficial de Donets gerou algumas preocupações na Ucrânia de que Zelenskyy estava muito próximo de Kolomoisky.

“Ele está a observar o mundo inteiro à volta do Presidente, tudo o que está a acontecer”, realça Mendel. “Ele conhece todos e em todo o lado, o que vai acontecer, cada próximo passo, para onde eles irão”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.