O grupo que terá entrado no petroleiro Asphalt Princess sem autorização abandonou esta quarta-feira a embarcação, informou a marinha britânica.
“A embarcação está segura”, disse aquela autoridade, citada pela EuroNews.
Na terça-feira, fonte do ministério da Defesa britânico avançou à Sky News um “potencial sequestro” de um petroleiro na costa dos Emirados Árabes Unidos, a 97 quilómetros a leste de Fujairah, realizado por um grupo armado de oito ou nove indivíduos. “Foi um embarque não autorizado no Golfo de Omã”, assegurou a mesma fonte.
Um porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido disse estar a “investigar de forma urgente” o incidente. No mesmo dia, a Associated Press reportou que as embarcações Queen Ematha, Golden Brilliant, Jag Pooja e Abys emitiram avisos alertando que tinham perdido controlo das respetivas direções.
A agência referiu que o incidente aconteceu numa altura de tensões crescentes entre o Irão e o Ocidente. Ao The Times, fontes indicaram que Asphalt Princess foi sequestrado, possivelmente por militares iranianos ou mercenários ao serviço do Irão.